Certificação Agrícola

As normas do sistema de certificação da Rede de Agricultura Sustentável (RAS)Rainforest Alliance Certified™ estão na fronteira da inovação para a sustentabilidade da agropecuária mundial. Apoiam o produtor na melhoria contínua da gestão da propriedade, aumento da eficiência e produtividade, cumprimento da legislação ambiental e trabalhista, conservação dos recursos naturais e na garantia de direitos e bem estar aos trabalhadores rurais.

O Imaflora é fundador desse sistema e pioneiro em sua implantação no Brasil e na Argentina, realizando auditorias desde 2003. Foi o primeiro certificador acreditado no Brasil e também está habilitado para certificar no Uruguai, Paraguai e Bolívia.

A certificação RAS é aplicada em fazendas de todos os tamanhos e localizações, sejam individuais ou grupos organizados em cooperativas, associações e outras formas de união de produtores. Com a avaliação da fazenda, a RAS permite certificar praticamente todas as culturas agrícolas (café, cacau, chá, cana-de-açúcar, laranja, frutas, palma, soja, grãos, etc.) e a pecuária de corte e de leite. A rastreabilidade da produção certificada é garantida pelo sistema de Cadeia de Custódia realizada em armazéns, silos, indústrias, exportadores, terminais e portos.

Os produtores e empresas certificadas têm o direito ao uso do selo Rainforest Alliance Certified™ em seus produtos e materiais promocionais, o que possibilita uma diferenciação e acesso a novos mercados de exportação e no mercado nacional.

A auditoria do Imaflora é uma atividade construtiva, realizada por profissionais altamente especializados e qualificados. Ela e o seu relatório, somados ao apoio contínuo da equipe do Imaflora, que se dedica especialmente ao sistema RAS, se tornam o motor da inovação e diferenciação de sustentabilidade do seu negócio.

Os empreendimentos certificados pelo Imaflora contam com um exclusivo serviço de atendimento permanente, que inclui esclarecimentos sobre as normas da RAS, apoio ao uso do sistema de rastreabilidade Marketplace, apoio na aprovação do uso do selo Rainforest Alliance Certified™, acompanhamento da solução de não conformidades, informações e apoio na busca de mercado para produtos certificados, além de atualizações sobre a norma da RAS e sobre a agricultura sustentável.

Em Abril de 2016, o Imaflora também obteve a acreditação para atuar como certificador para o sistema de certificação UTZ desenvolvido para as culturas do café, cacau e chá. Desde então, a organização passou a oferecer para seus clientes a possibilidade de realizar auditorias UTZ em conjunto com as auditorias da RAS.

O Instituto acredita que a combinação da certificação RAS e UTZ em único processo facilite a gestão dos certificados, auditorias e a otimização de custos, oferecendo possibilidades para a diferenciação e fortalecimento do produtor rural.

Para conhecer a abrangência e os impactos das ações do Imaflora com a certificação agrícola , clique nos gráficos abaixo:



Para mais informações, entre em contato com nossa equipe através do telefone (19) 3429 0800 ou do e-mail [email protected].