Certificação Florestal

A certificação florestal visa conservar os recursos naturais, proporcionar condições justas de trabalho e estimular boas relações com a comunidade. Qualquer empresa ou pessoa que extraia, produza, consuma, industrialize ou comercialize matéria-prima ou produtos de origem florestal (proveniente de florestas nativas ou plantações florestais), como empreendimentos de manejo florestal, indústrias de celulose e papel ou de embalagens, moveleiras, gráficas, comunidades, marcenarias, empresas do ramo de cosméticos, exportadores, distribuidores, cooperativas, entre outros, pode solicitar a certificação.

O Imaflora trabalha com a certificação do FSC® (Forest Stewardship Council® que em português significa Conselho de Manejo Florestal) que se aplica a duas situações, às atividades de manejo florestal, sejam nativas ou plantações (Certificação do manejo florestal), ou às indústrias que processam e/ou comercializam produtos de origem florestal (Certificação de cadeia de custódia). O sistema FSC® é reconhecido no mundo todo por sua governança multissetorial, abrangência e pela geração de benefícios socioambientais.

Adicionalmente, o Imaflora também trabalha com a certificação CERFLOR, sistema de certificação florestal brasileiro, reconhecido internacionalmente pelo PEFC - Programme for the Endorsement of Forest Certification.

Com o Imaflora, é possível ter as duas certificações conjuntamente, complementando os benefícios socioambientais que essas certificações agregam ao manejo florestal e aos produtos de origem florestal e expandindo a oferta de produtos certificados do seu empreendimento.

Nota: Os documentos normativos do CERFLOR são adquiridos no portal da ABNT, e o descritivo do processo no Imaflora estão disponíveis aqui

Para conhecer a abrangência e os impactos das ações do Imaflora com a certificação florestal em 2013, clique nos gráficos abaixo: