20 Fevereiro 2014

Convite – Consulta Pública para a revisão das Normas do sistema de certificação agropecuária da Rede de Agricultura Sustentável – Rainforest Alliance CertifiedTM

Descrição

Em nome da Rede de Agricultura Sustentável (RAS), o IMAFLORA gostaria de lhe convidar para participar da segunda e última rodada de consulta para a revisão da norma de Agropecuária da RAS. A norma está passando por um amplo processo de revisão, com a realização de uma consulta pública global. A participação de partes interessadas como produtores, cooperativas, ambientalistas, trabalhadores e sindicatos rurais, pesquisadores é fundamental.

Local

Auditório da Cooxupé. Rodovia MG-190 Km 3,2 S/Nº. Monte Carmelo – MG.

Programa

Toda a norma aplicável para sistemas agropecuários está sob revisão, além de haver a incorporação de novos temas. Assuntos de grande importância serão revisados, tais como: Gestão de fazendas e grupos de produtores, Critérios de desmatamento, Salário digno para trabalhadores rurais, Relacionamento de fazendas com comunidades, Uso de agrotóxicos e lista de produtos proibidos, Emissão de gases de efeito estufa.

No Brasil, as primeiras certificações do sistema se iniciaram em 2003 e hoje existem mais de 300 fazendas certificadas, ocupando 240 mil hectares, protegendo 75 mil hectares de áreas de conservação e garantindo direitos 26 mil trabalhadores rurais. Café, cacau, laranja e pecuária são os principais cultivos certificados, mas o sistema da RAS é aplicável para quase todas as culturas agrícolas, como cana-de-açúcar, soja e palma.

Mais de 1.000 pessoas participaram da primeira rodada de consulta, enviando mais de 10.000 comentários ou sugestões sobre a nova norma. A partir disto, uma nova versão foi elaborada e a segunda rodada de consulta vai até 11 de março. Você pode participar enviando os seus comentários diretamente pela página da RAS em SANstandards.

Para ler a nova norma, acesse o LINK

Porém, a sua contribuição será muito valiosa participando das reuniões públicas que o IMAFLORA está organizando no Brasil. Haverá duas reuniões presenciais, como descrito abaixo. Contamos com a sua presença. Favor confirmar a sua participação antecipadamente, indicando de qual reunião participará, entrando em contato via o endereço [email protected] ou pelo fone (19) 3429-0812.

Duração

Das 8h30 as 17h00