Notícias - 6ª Assembléia Geral FSC - Notícias - 28/06 (parte IV) - Imaflora

COMPARTILHE

6ª Assembléia Geral FSC - Notícias - 28/06 (parte IV)

29/06/2011

Guia para o Alto Valor de Conservação Esse evento paralelo à Assembléia Geral do FSC focou na interpretação e na implementação do documento que conceitua o HCV (sigla em inglês para Alto Valor de Conservação) lançado recentemente.


Após a apresentação do Guia aos membros do FSC, foram citados vários estudos de caso do todo mundo destacando os desafios de interpretar e implementar tal conceito.



O primeiro estudo de caso abordou florestas intactas e o princípio da precaução, chamando para o conceito de Alto Valor de Conservação, a fim de refletir os valores de florestas intactas e à necessidade de prevenir sua fragmentação. Outro estudo de caso focou a gestão e o monitoramento da vida silvestre na Bacia do Congo, descrevendo os impactos diretos e indiretos da atividade madeireira sobre a fauna e destacando a necessidade de monitoramento das espécies de Alto Valor de Conservação em nível operacional e estratégico. Outros estudos de caso seguiram falando dos desafios, considerando HCV, para a produção responsável do óleo de palma e da gestão colaborativa de HCV no nível de paisagem. Uma animada discussão encerrou a reunião, mostrando o entusiasmo e o comprometimento dos participantes para o fortalecimento o conceito HCV.

Fonte: FSC