Notícias - Brazil Matters: Carta do Comitê Brasileiro é entregue aos candidatos durante Congresso Mundial da IUCN - Imaflora

COMPARTILHE

Brazil Matters: Carta do Comitê Brasileiro é entregue aos candidatos durante Congresso Mundial da IUCN

03/09/2021

Membros do Comitê Brasileiro da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês para International Union of Conservation of Nature) entregam hoje, dia 04 de setembro, uma carta aberta aos candidatos à presidência da IUCN.

Brazil Matters é uma carta que expõe o escopo das ações conjuntas a serem promovidas e apoiadas pelo Comitê Brasileiro de Membros da IUCN e seus parceiros durante o Congresso Mundial de Conservação da Natureza de 2021, seu fórum e nas atividades da rede como um todo.

O Comitê Brasileiro entende que o Congresso Mundial é uma oportunidade importante para fortalecer o Comitê, engajar os membros brasileiros da IUCN e pontos focais das comissões em iniciativas globais estratégicas durante e após o Congresso e assim ampliar o escopo de trabalho e a visibilidade do Brasil como ponto importante na agenda da conservação da natureza e da biodiversidade.

A carta está disponível em português, inglês, francês e espanhol. Acesse a íntegra da carta aqui.

O Congresso

Realizado uma vez a cada quatro anos, o Congresso Mundial de Conservação da IUCN reúne líderes e tomadores de decisão do governo, sociedade civil, povos indígenas, empresas e academia, com o objetivo de conservar o meio ambiente e aproveitar as soluções que a natureza oferece para os solucionar os diversos desafios globais.

O Congresso é composto por dois momentos: o Fórum e a Assembleia de Membros.

O Fórum é um centro de debate público, reunindo pessoas de todas as esferas da vida para discutir os desafios de conservação e sustentabilidade mais urgentes do mundo. Inclui diferentes eventos que vão desde diálogos de alto nível a workshops de treinamento que exploram as profundezas da conservação e inovação.

Já a Assembléia de Membros é o órgão máximo de tomada de decisão da IUCN. Um parlamento ambiental global único, envolve governos e ONGs - grandes e pequenas, nacionais e internacionais - que tomam decisões conjuntas sobre conservação e sustentabilidade.

O congresso de 2021 é promovido pela União Internacional de Conservação da Natureza e pelo Governo da França com apoio de parceiros internacionais e locais. Estava previsto para acontecer em julho de 2020, mas em decorrência da pandemia de Covid-19, migrou para um formato híbrido e está acontecendo agora, entre 03 e 11 de setembro de 2021.

Assinam a Carta as organizações que são membros do Comitê Brasileiro da IUCN:
Arpemg, Apremavi, CEPAN, CI - Conservação Internacional, Direito por um Planeta Verde, Ecoa, Ekos, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, FVA - Fundação Vitória Amazônica, IDESAM, Imaflora, Instituto Mamirauá, IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, ISPN, Renctas, Save Brasil, Sociedade Civil Mamirauá , WCS e WWF.

Contatos para a imprensa:
[email protected] | [email protected] | [email protected]