Notícias - Comunicado Público - Consulta Pública da Adami S/A - Madeiras - Imaflora

COMPARTILHE

Comunicado Público - Consulta Pública da Adami S/A - Madeiras

23/02/2012

Sustentabilidade, Unidades de conservação, Certificação socioambiental, Brasil Certificado



O PROGRAMA SMARTWOOD da RAINFOREST ALLIANCE e o IMAFLORA estão conduzindo o processo de avaliação de recertificação FSC do Manejo Florestal da Adami S/A - Madeiras, localizada na Rua Nereu Ramos, 196, Caçador, SC, Brasil. A avaliação de recertificação será realizada no período de 23 a 27 de abril de 2012.
Escopo da Avaliação - a Unidade de Manejo Florestal da Adami S/A - Madeiras tem área total de, aproximadamente, 41.000 hectares a ser submetida à avaliação de recertificação. Essa auditoria seguirá as diretrizes do programa SmartWood da Rainforest Alliance e verificará a adequação do manejo florestal da Adami S/A - Madeiras aos Padrões Interinos SmartWood para Avaliação de Plantações no Brasil.
Equipe de avaliação - a auditoria será conduzida por uma equipe multidisciplinar formada por três profissionais, liderados pela Engenheira Florestal Luciana Maria Papp, representante do Programa SmartWood de Certificação Florestal e coordenadora de certificação FSC para manejo florestal. A equipe analisará temas sociais, ambientais e econômicos que compõem os padrões do FSC, antes da recomendação sobre a recertificação do empreendimento.
Etapas e cronograma da avaliação
Consulta pública - inicia no dia 23 de fevereiro de 2012 e estende-se durante todo o processo de avaliação, inclusive após a avaliação de campo e recertificação, se ocorrer. As contribuições das partes interessadas constituem um elemento essencial ao processo de certificação e poderão servir como uma importante orientação de campo à equipe de auditores.
Avaliação de campo - será realizada no período de 23 a 27 de abril de 2012.Contato local com a comunidade - durante o período da consulta pública prévia à avaliação e durante os trabalhos de campo, a equipe fará entrevistas e reuniões com pessoas e entidades locais que possam contribuir para essa auditoria.Reunião Pública - a reunião pública acontecerá no dia 24 de abril de 2012, às 19 horas, no Hotel Le Canard, localizado na Rua José Reichmann, 131 - D E R, Caçador - SC, 89500-000 - (49) 3563-1000. A reunião será aberta à sociedade para que todos(as) interessados(as) possam fornecer seus comentários sobre o processo de manejo e certificação florestal nas áreas da Adami S/A - Madeiras.
Elaboração do relatório de auditoria - a equipe deverá elaborar um relatório composto por uma seção pública, que fornece um resumo dos resultados da avaliação de recertificação, e outra seção confidencial, que analisa, detalhadamente, o cumprimento dos padrões pela organização.
Revisão independente - o relatório contendo os resultados da avaliação de recertificação será submetido ao exame de dois revisores independentes que analisarão o conteúdo e a coerência das conclusões apresentadas.
Decisão de certificação - após a finalização do relatório, este será encaminhado para decisão sobre a recertificação, realizada sob a responsabilidade do Programa SmartWood da Rainforest Alliance.Concluídas as atividades da avaliação de campo, o SmartWood e o Imaflora permanecerão recebendo respostas ao questionário e opiniões sobre o empreendimento candidato a recertificação. Caso a recertificação se efetive, a qualquer momento, durante o prazo de validade da certificação, serão aceitas manifestações sobre o desempenho do empreendimento, quanto aos Princípios e Critérios do FSC.Mande uma mensagem eletrônica ([email protected]) ou contate pessoalmente um membro da equipe de avaliação enquanto ele estiver na região. Todos os participantes do processo de consulta receberão respostas aos seus questionamentos.Documentos relativos a essa avaliação:- Questionário para Consulta Pública;- Descrição Geral da Operação de Manejo Florestal;- Padrões Interinos SmartWood para Avaliação de Plantações no Brasil.A documentação também pode ser solicitada ao Programa de Certificação Florestal SmartWood/ Imaflora por meio de correio eletrônico ([email protected]) ou telefone.As partes interessadas que desejarem questionar qualquer aspecto do processo ou da decisão da auditoria de avaliação de recertificação florestal podem ter acesso, na página da internet www.smartwood.org, aos procedimentos do Programa SmartWood da Rainforest Alliance para resolução de contestações.

 Para obter mais informações sobre a empresa e o processo de avaliação FSC, consulte os documentos, relacionados abaixo, através do nosso site (http://www.imaflora.org/index.php/consulta_publica/detalhe/117)Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

Programa de Certificação Florestal

Cx. Postal 411

CEP 13400-970

Piracicaba - SP - Brasil

Telefax: (19) 3429-0800.
Comunicado Público -  Consulta Pública da Adami S/A - Madeiras