Notícias - Cooperativa certificada pela Rede de Agricultura Sustentável elimina lixão de comunidade - Imaflora

COMPARTILHE

Cooperativa certificada pela Rede de Agricultura Sustentável elimina lixão de comunidade

18/06/2012


Cooperativa certificada pela Rede de Agricultura Sustentável elimina lixão de comunidadePor Pedro Paulo de Faria Ronca
No início de 2012, os 2 mil moradores da comunidade de Celso Bueno, bairro do município de Monte Carmelo (MG), conviviam com um vizinho bastante desagradável - um lixão irregular. A iniciativa da Fazenda Letícia (também vizinha do lixão) ajudou a mudar essa realidade, identificando a causa do problema e trabalhando em parceria com instituições locais para recuperar a área.

A Fazenda Letícia faz parte do grupo ELO 1 da cooperativa Copermonte certificado pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e para atender aos critérios da certificação os proprietários, Max Kend Takiuti e sua esposa Márcia Takiuti, consultaram seus vizinhos e funcionários para verificar como poderiam se relacionar melhor. O resultado foi uma queixa generalizada à presença do lixão de Celso Bueno que queimava todos os dias, espalhando desagradável odor pelas ruas e casas do bairro, além de atrair urubus, cachorros e ratos. 

Sensibilizados com o resultado, os produtores apoiados pela cooperativa se mobilizaram na busca de soluções junto à Prefeitura de Monte Carmelo, à Polícia Florestal e aos moradores da comunidade. A articulação resultou na eliminação do lixão e na remoção de todos resíduos do local. Também conquistou o comprometimento da prefeitura em iniciar a coleta de lixo no bairro. Na semana posterior a retirada dos resíduos, o lixo dos moradores estava sendo destinado ao Aterro Sanitário de Monte Carmelo. 

Uma ação que demandou apenas iniciativa, persistência e mobilização da comunidade, trouxe uma notável satisfação aos moradores de Celso Bueno e funcionários da fazenda, pois a iniciativa trouxe melhoria na qualidade de vida e na saúde pública da comunidade. O local do antigo lixão está sendo recuperado e será reflorestado pela fazenda juntamente com a comunidade.

A Copermonte (www.copermonte.com.br) - Cooperativa Agrícola de Monte Carmelo -, com atuação no Cerrado Mineiro, investe em responsabilidade socioambiental, administrando grupos de fazendas Certificadas pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e incentivando as melhorias no campo. 

Lixão de Celso Bueno.
 Remoção dos resíduos do lixão de Celso Bueno.
Área do antigo lixão que será reflorestada.

















































Pedro Paulo de Faria Ronca é engenheiro agrônomo, auditor do Imaflora, especialista no Agronegócio Café pelo FIA/Pensa e Master in Coffee Economics and Science pela Ernesto Illy.

Cooperativa certificada pela Rede de Agricultura Sustentável elimina lixão de comunidade

Cooperativa certificada pela Rede de Agricultura Sustentável elimina lixão de comunidade

Cooperativa certificada pela Rede de Agricultura Sustentável elimina lixão de comunidade