Notícias - Divulgação de resultados de auditorias dos acordos da pecuária no Pará será no dia 15 dezembro - Imaflora

COMPARTILHE

Divulgação de resultados de auditorias dos acordos da pecuária no Pará será no dia 15 dezembro

02/12/2022

Autor(a): Imaflora

Boi na Linha apoia evento que poderá ser acompanhado presencialmente ou por transmissão online.

O Imaflora, por meio do Boi na Linha, é um dos signatários do termo de cooperação criado para a instalação de comitê técnico de apoio à efetivação e ampliação dos TAC (Termos de Ajustamento de Conduta) da Pecuária.

Formado também pelo Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA) e demais parceiros, o grupo fica responsável por estruturar e apoiar a melhoria da eficiência e transparência dos processos relacionados à implementação dos TAC.

Neste processo, o grupo de trabalho busca criar uma metodologia eficiente, transparente e equilibrada para a realização das auditorias anuais das empresas assinantes dos acordos, incluindo a organização de calendários para a execução das avaliações e o treinamento de auditores sobre o protocolo a ser seguido.

Com isso, também é parte das atividades do grupo, reportar os resultados das auditorias da cadeia da pecuária no Pará. Dessa forma, o MPF-PA, Imaflora e Boi na Linha, além da ONG Amigos da Terra, convidam para encontro que acontecerá no próximo dia 15 de dezembro no Pará, com transmissão online.

O levantamento que será apresentado durante o evento avalia o cumprimento da legislação socioambiental e de diretrizes de responsabilidade compartilhada previstas em compromissos com o MPF.

As auditagens são previstas nos acordos estabelecidos a partir de 2009 no Pará entre MPF, setor empresarial e órgãos de fiscalização. As checagens verificam se há monitoramento e controle da origem da matéria-prima para que a legislação socioambiental seja respeitada.

O cumprimento da legislação evita que sejam comercializados animais criados em áreas com desmatamento ilegal, trabalho escravo, invasões a unidades de conservação e a terras indígenas, ou sem regularização ambiental, dentre outros critérios. Para saber mais, prepare-se e inscreva-se!

Serviço:

Evento: Resultados das Auditorias do Acordo da Pecuária

Data: 15/12/2022

Horário: das 14h às 17h

Local: Auditório da Justiça Federal do Pará - Rua Domingos Marreiros, 598, Umarizal, Belém - PA

Transmissão online: Canal do MPF-PA no YouTub