Notícias - Está aberta, até 30 de abril, a primeira rodada de consulta pública dos Indicadores Genéricos Internacionais (IGI) - Imaflora

COMPARTILHE

Está aberta, até 30 de abril, a primeira rodada de consulta pública dos Indicadores Genéricos Internacionais (IGI)

15/03/2013

O Grupo de Trabalho dos Indicadores Genéricos Internacionais (IGI WG) disponibilizou para consulta pública a primeira versão dos IGIs.


A consulta foi iniciada em 1° de março e se estenderá durante 60 dias.

O objetivo da consulta pública é receber a opinião sobre os indicadores propostos, que constituirão a base da migração das normas nacionais para os novos Princípios e Critérios do FSC. Membros e partes interessadas podem participar, sendo que além desta primeira rodada de consulta pública, ainda está prevista a segunda rodada a partir de setembro.
Como participar
Parceiros internacionais

Uma pesquisa online para obter a opinião sobre o primeiro draft dos IGIs foi desenvolvida e pode ser encontrado na página inicial do site dos IGIs. Essa pesquisa não precisa ser preenchida de uma só vez. É possível começar a responder, salvar as respostas, e continuar em qualquer outro momento.

Não é obrigatório fornecer comentários em cada seção da pesquisa. Se não houver um parecer, é possível ignorá-lo e continuar preenchendo o restante.

Essa pesquisa online é o método padrão para fornecer comentários. Interessados sem acesso à internet podem fazer comentários através do FSC Brasil, do Representante Regional (no Peru) ou da Policy and Standards Unit (PSU) do FSC, que fornecerá um modelo alternativo para comentários.
Organizações Brasileiras

Partes interessadas brasileiras são convidadas a fornecer sua opinião através do FSC Brasil e participação em uma das três reuniões que serão realizadas no mês de abril.
Confira os locais e datas:
 * São Paulo: 05 de abril; * Belém: 09 de abril; * Três Lagoas: 17 de abril.

Para participar das reuniões e receber mais informações envie um email para [email protected]<mailto:[email protected]>.

O FSC Brasil também disponibilizou uma versão em português do documento, para ampliar o acesso a informação e a participação dos membros e partes interessadas. Faça o download da versão em português (anexo) e envie seus comentários por email.

O FSC Brasil participará do seminário regional nos dias 14 e 15 de março em Lima, no Peru. O objetivo deste encontro é partilhar impressões, identificar problemas em nível nacional e construir visões regionais.

No momento da avaliação dos comentários recebidos através da consulta pública, comentários coletivos terão um peso maior do que comentários individuais, em linha com as regras de votação da Assembléia Geral. Para comentários de nível nacional com balanço de câmaras, é dado um peso ainda maior, pois eles têm acordos entre as câmaras em nível nacional.

A PSU vai reunir os feedback, regionais e nacionais, que serão analisados e apresentados ao Grupo de Trabalho IGI (IGI WG) para consideração.
Certificadoras

Certificadoras também podem fornecer feedback através das suas representações no IGI WG, ou fornecê-la diretamente ao PSU através da pesquisa online.

Não perca esta oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do sistema FSC!
Fonte: FSC Brasil