Notícias - Exploração madeireira no Acre é 100% autorizada - Imaflora

COMPARTILHE

Exploração madeireira no Acre é 100% autorizada

29/09/2022

Autor(a): Imaflora

Estudo da Rede Simex, formada por quatro instituições ambientais – Imaflora, Imazon, Idesam e ICV, revelou que 100% da exploração mapeada no estado apresenta algum tipo de autorização para a operação.


 A Rede Simex, que monitora a exploração madeireira em toda a Amazônia, mostrou que a maior parte das explorações no Acre ocorreram em imóveis rurais cadastrados, sendo que 100% apresenta algum tipo de autorização para a operação.

Este ano, de forma inédita, foi possível distinguir a exploração autorizada da não autorizada em análises feitas, entre agosto de 2020 e julho de 2021, em um total de 10.886 hectares de floresta. A área mapeada esse ano foi pelo menos 2 vezes menor do que a verificada no ano passado (27.455 hectares em 2019/2020). 

Os dados apontam que 94% da exploração ocorreu em imóveis rurais privados e não foram encontradas explorações em áreas restritas como Unidades de Conservação de Proteção Integral e Terras Indígenas. Apenas 5 municípios apresentaram explorações: Porto Acre (36%), Feijó (33%), Sena Madureira (25%), Acrelândia (3%) e Bujari (2%).

Dois Projetos de Assentamento Agroextrativista (PAE) apresentaram explorações mapeadas, o PAE Porto Dias, que tem como principal renda o Manejo Florestal Comunitário e o PAE Canary, que é ligado à Floresta Estadual do Antimary.

Para isso, foram utilizados os dados abertos do Sinaflor, a partir do Sistema Compartilhado de Informações Ambientais (Siscom) e dados dos Planos de Manejo Florestal Sustentável licenciados pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre - IMAC, além da validação de algumas áreas pelo próprio órgão estadual. 

Para Leonardo Sobral, gerente de cadeias florestais do Imaflora, o acesso aos dados públicos foi fundamental para a realização das análises. O canal de diálogo estabelecido e a receptividade do IMAC foi estratégico para a validação das informações. No estudo publicado no ano passado, apenas Pará e Mato Grosso haviam liberado as informações necessárias para a avaliação da legalidade. 


Exploração madeireira no Acre é 100% autorizada

Baixe a imagem em pdf: https://www.imaflora.org/public/media/biblioteca/infografico_simex_acre_ag2020_jul2021_1.pdf