Notícias - Imaflora apresenta pesquisa inédita sobre uso de dados abertos na prevenção, monitoramento e controle do desmatamento - Imaflora

COMPARTILHE

Imaflora apresenta pesquisa inédita sobre uso de dados abertos na prevenção, monitoramento e controle do desmatamento

03/12/2020

Autor(a): Imaflora

Em webinar realizado no próximo dia 3 de dezembro, organização apresenta análise de 11 iniciativas mantidas por instituições de controle, organizações da sociedade civil, empresas, associações do agronegócio, bancos, grupos de pesquisa e meios de comunicação.

De que forma diferentes iniciativas utilizam dados abertos em ações voltadas à prevenção, ao monitoramento e ao controle do desmatamento no Brasil? Uma pesquisa inédita desenvolvida pelo Imaflora buscou solucionar essa questão, evidenciando a relevância dos dados abertos para o combate ao desmatamento, além de contribuir com novos elementos para o debate público relacionado ao uso e abertura de dados sobre este assunto. 

Na próxima quinta-feira (03/12), das 10h30 às 12h, o Imaflora realizará o webinar “Como Dados Abertos Contribuem para o Controle do Desmatamento”, no qual serão apresentados os resultados de um estudo inédito que demonstra a relação entre dados abertos e desmatamento. Ao todo, 11 iniciativas que utilizam dados abertos para monitorar ou controlar o desmatamento no Brasil participaram da pesquisa.

Além de apresentar os resultados do levantamento, o webinar será uma oportunidade para que pessoas que são referência nesse campo de estudo possam discutir qual o potencial e quais os desafios para que haja uma melhoria na abertura de dados, fortalecendo o combate ao desmatamento no Brasil.

Após as palestras com especialistas do Imaflora, IPAM, MapBiomas e UFMG, que irão durar 20 minutos cada, o público terá 30 minutos para realizar perguntas.

PROGRAMAÇÃO

Webinar “Como Dados Abertos Contribuem para o Controle do Desmatamento”

Moderação: Juliana Mori – Jornalista e Cofundadora do InfoAmazônia

● O Uso de Dados Abertos na Prevenção, no Monitoramento e no Controle do Desmatamento

Bruno Vello – Analista de Políticas Públicas - Imaflora

● Desafios e potenciais da agenda da abertura de dados para o desmatamento, com foco em políticas públicas
Julia Shimbo – Pesquisadora do IPAM e Coordenadora Científica do MapBiomas

● Potencial dos dados abertos para monitorar cadeias de suprimento no Brasil
Felipe Nunes – pesquisador do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais (LAGESA/UFMG).

● Perguntas/debate com o público

Serviço

Webinar “Como Dados Abertos Contribuem para o Controle do Desmatamento”

Quando: 03/12, das 10h30 às 12h.

Link de acesso: https://youtu.be/rT_CAskOodE

https://us02web.zoom.us/j/5165888195

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país. Mais informações: www.imaflora.org

Informações para a imprensa


Israel Lippe - 11 95041-3625 | [email protected]
Jéssica Tabuti – 11 97270-0813 | [email protected]