Notícias - Imaflora passa a fazer parte do conselho do Diálogo Florestal - Imaflora

COMPARTILHE

Imaflora passa a fazer parte do conselho do Diálogo Florestal

22/11/2021

Autor(a): Imaflora

Iniciativa reúne representantes de empresas, organizações da sociedade civil, grupos comunitários para promover à produção florestal.

O Imaflora, junto com Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Embrapa Amazônia Oriental e Universidade Federal de São Paulo, foi eleito para o conselho que coordena o Diálogo Florestal, com mandato de três anos. O Diálogo reúne representantes de empresas, associações setoriais, organizações da sociedade civil, grupos comunitários, povos indígenas, associações de classe e instituições de ensino, pesquisa e extensão para “promover ações associadas à produção florestal, ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral”. Sua proposta é ser um espaço qualificado para o diálogo entre setores que são, historicamente, antagônicos. Inicialmente o enfoque era sobre a Mata Atlântica, mais tarde a iniciativa integrou as regiões dos biomas Pampa, Cerrado, Caatinga e, mais recentemente, a Amazônia. Estes são os fóruns regionais, que possuem pautas específicas, levando em conta as peculiaridades e necessidades locais.

O conselho  é responsável por liderar a formulação de políticas e estratégias de atuação, assim como deliberar, controlar e orientar as ações, com apoio da secretaria executiva. O Imaflora será representado por Leonardo Sobral, gerente florestal do Imaflora. A nova formação foi apresentada no Encontro Nacional nos dias 17 e 18 de novembro.  “Para nós isto representa estar envolvido em um dos mais importantes espaços de diálogo do setor florestal, que juntamente com empresas, sociedade civil e instituições de pesquisa, tem o objetivo de construir soluções para questões emergentes, sempre pautado pela construção coletiva”, destaca Sobral.