Notícias - Módulo Clima da RAS: Critérios para a Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas - Imaflora

COMPARTILHE

Módulo Clima da RAS: Critérios para a Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas

16/02/2011


Criado pela Rede de Agricultura Sustentável (RAS), representada no Brasil pelo Imaflora, o Módulo Clima para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas já pode ser aplicado conjuntamente com as auditorias RAS em propriedades certificadas.


A adesão ao Módulo Clima é voluntária e o cumprimento ou não dos seus 15 critérios não interfere na certificação RAS vigente. Os critérios que compõe o módulo abordam temas como: Gestão social e ambiental, conservação de ecossistemas e recursos hídricos, saúde e segurança ocupacional, relações com a comunidade, manejo integrado do cultivo, conservação do solo e manejo integrado de resíduos.


Para a criação desse módulo foi realizado um processo de consulta pública de Julho a Outubro de 2010. O processo seguiu o protocolo do “Código de Boas Práticas para o Estabelecimento de Normas Sociais e Ambientais da ISEAL Alliance”, com consultas on line, presenciais e auditorias teste. Contando com a participação de mais de 160 organizações através de comentários e mais de 170 pessoas nos diferentes eventos.


Para conhecer o conteúdo do módulo clima, acesse os links:
Português

Inglês

Espanhol
Módulo Clima da RAS: Critérios para a Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas