Notícias - Nota de pesar: Zé do Lago e família - Imaflora

COMPARTILHE

Nota de pesar: Zé do Lago e família

17/01/2022

Autor(a): Imaflora

Com um profundo sentimento de pesar, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) se solidariza com a comunidade de São Felix do Xingu, no Pará, pela execução de José Gomes, conhecido como ''Zé do Lago'', de sua esposa, Márcia Nunes Lisboa, e da filha Joane, de apenas 14 anos, no dia 09/01, na área rural do município. José Gomes e sua família residiam no local há mais de 20 anos, desenvolvendo trabalhos de preservação da floresta e mantendo um projeto de reprodução de tartarugas. Eram conhecidos e reconhecidos pelo trabalho ambiental que faziam. A terra ocupada por eles está em área de jurisdição do Instituto de Terra do Pará e inserida na Área de Preservação Ambiental Triunfo do Xingú, com mais de 1,5 milhões de hectares.

Embora diversas organizações e o poder público estejam trabalhando para valorização dos ativos socioambientais da região, entre eles o cacau, frutas e castanha, a região do Sudeste do Pará está profundamente marcada por conflitos fundiários, desmatamento, garimpo e outras atividades ilegais. Conforme informações da CPT – Comissão Pastoral da Terra – “nas últimas quatro décadas, 62 trabalhadores rurais e lideranças foram assassinadas no município em conflitos pela posse da terra. Em nenhum dos casos houve julgamento de algum responsável pelos crimes”.

Nos últimos 12 anos de atuação em São Felix do Xingu, o Imaflora e o coletivo de organizações locais trabalham para a melhoria de vida das famílias de agricultores e agricultoras familiares e para demonstrar que a produção rural em todas as escalas pode ser compatível com a conservação dos recursos naturais. A repetição de mais um crime, atingindo uma família que trabalhava para a conservação da natureza, precisa ser investigada e os responsáveis pelo ato, punidos. Nos juntamos às vozes da comunidade local, exigindo às autoridades celeridade no processo de investigação de mais essa execução. Que a morte de Zé Lago e sua família seja mais um alerta para a histórica situação de conflito no campo na Amazônia brasileira.

Eduardo Trevisan Gonçalves, gerente do Imaflora, e equipe 

Mais informações:

https://www.cptnacional.org.br/publicacoes-2/destaque/5902-nota-publica-mais-um-massacre-no-campo-nao-pode-ficar-impune

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/01/11/policia-civil-do-para-investiga-a-execucao-de-uma-familia-em-sao-felix-do-xingu.ghtml