Notícias - Novo Padrão de Agricultura Sustentável para agricultores e empresas foi anunciado pela Rainforest Alliance - Imaflora

COMPARTILHE

Novo Padrão de Agricultura Sustentável para agricultores e empresas foi anunciado pela Rainforest Alliance

06/08/2020

Autor(a): Imaflora

A Rainforest Alliance anunciou seu Programa de Certificação 2020 que entrará em vigor a partir de Julho de 2021. Ele foi projetado para agregar mais valor aos agricultores e empresas que usam a certificação Rainforest Alliance para impulsionar uma produção agrícola mais sustentável e cadeias de suprimentos responsáveis.

O novo padrão foi projetado para maximizar o impacto social, ambiental e econômico da agricultura, oferecendo aos agricultores uma estrutura aprimorada para melhorar seus meios de subsistência e proteger as paisagens onde vivem e trabalham.

O novo programa de certificação é composto por três componentes principais:

  • - O Padrão de Agricultura Sustentável, que descreve nossos requisitos para agricultura sustentável e práticas responsáveis para a cadeia de suprimentos.
  • - O Sistema de Garantia, que inclui nossas regras de conformidade e auditoria.
  • - Um conjunto de sistemas e ferramentas de dados para ajudar os usuários a rastrear e gerenciar melhor o desempenho da sustentabilidade.

O Imaflora foi o primeiro certificador Rainforest Alliance acreditado no Brasil e, atualmente, é líder de mercado, sendo responsável pela certificação de mais de 300 mil hectares de produção agrícola no Brasil e na Argentina, distribuídos em 900 propriedades.

Para Alessandro Rodrigues, engenheiro agrônomo e coordenador de certificação do Imaflora, “o novo programa possui uma abordagem bastante inovadora em relação a sistemas de certificação por se basear em informações confiáveis para caracterizar os riscos locais e da natureza de cada empreendimento, assim como na definição das responsabilidades compartilhadas e investimentos direcionados para atendimento das metas de sustentabilidade propostas pelos empreendimentos certificados para demonstrar sua melhoria contínua através de indicadores mensuráveis”.

Confira aqui as principais inovações e para saber mais, assista ao vídeo de introdução ao programa de certificação Rainforest Alliance 2020 e ao Webinar que o guiará pelos recursos do novo programa e acesse o kit de ferramentas para comunicar a transição para o novo selo de forma clara e eficaz. Por enquanto, os documentos estão disponíveis apenas em inglês e, de acordo com o cronograma da Rainforest Alliance, a publicação dos documentos traduzidos estará disponível a partir de setembro de 2020.