Notícias - O Imaflora em Piracicaba - Imaflora

COMPARTILHE

O Imaflora em Piracicaba

28/05/2012

O Imaflora é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1995, para gerar transformações socioambientais, visando a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e a promoção de benefícios sociais.


A atuação do Imaflora é apartidária e autônoma em relação a governos e confissões religiosas. O Instituto está baseado nos princípios da transparência, incentivo e abertura ao diálogo, respeito pela diversidade e independência.


Em Piracicaba, município sede da instituição desde sua fundação, intensificou sua atuação a partir de 2009. Para isso, concebeu o projeto Piracicaba Sustentável que busca contribuir com a sustentabilidade do município através do fortalecimento da capacidade de participação da sociedade civil nas políticas públicas e da criação de instrumentos de transparência e controle social.


Através do projeto, o Imaflora tem promovido fóruns, debates, cursos e oficinas voltados a diferentes temas como transparência pública, participação social, resíduos, recursos hídricos e mobilidade. Estes espaços buscam fortalecer a atuação da sociedade civil e gerar propostas de aprimoramento das políticas públicas locais.


O Imaflora reconhece o desafio e a complexidade para a construção de uma cidade sustentável. Entende que esta construção deve ser realizada a partir de processos participativos, que envolvam todos os cidadãos e instituições interessados e busca contribuir a partir desta perspectiva em sua atuação no município.


Para isso, desenvolve ações em parceria com organizações da sociedade civil, universidades, conselhos de políticas públicas, cidadãos, empresas e órgãos públicos. Nos últimos três anos mais de 40 instituições do município foram parceiras nas diferentes atividades realizadas.


Para saber e participar do projeto, acesse o blog http://www.piracicabasustentavel.blogspot.com.br/.