Notícias - Observatório Cidadão de Piracicaba recebe prêmio em São Paulo - Imaflora

COMPARTILHE

Observatório Cidadão de Piracicaba recebe prêmio em São Paulo

14/12/2017

Governo Aberto, Políticas Públicas, Transparência, Observatório Cidadão de Piracicaba

O Observatório Cidadão de Piracicaba (OCP) recebeu, na tarde de hoje (14), em São Paulo, o Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, na categoria “Sociedade Civil – Ativismo”. A cerimônia de entrega do título aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).
Receberam o prêmio vereadores, servidores públicos, câmaras municipais, cidadãos e organizações da sociedade civil empenhados na elaboração e aprovação de projetos capazes de impactar positivamente a realidade municipal a partir dos parlamentos. 
No caso da coalização civil piracicabana, dois fatores foram fundamentais para sua escolha: a contribuição para o aprimoramento dos níveis de transparência no site da Câmara dos Vereadores e as ações de educação para a cidadania. 
A OAB Piracicaba, uma das entidades civis da coalizão que forma o OCP, destacou o reconhecimento. “O Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas coroa as entidades, instituições e associações que têm como norte fazer valer o que deve ser exercido em prol da sociedade”, disse Jefferson Goularte, presidente da OAB seccional Piracicaba.
Renato Morgado, do Imaflora, que também faz parte do coletivo de entidades civis participantes do OCP, afirmou: “A persistência no tema da transparência pública trouxe salto qualitativo à cidade. A interlocução com o legislativo e o incentivo à educação política, com cursos, palestras e oficinas, têm ajudado a empoderar pessoas e a aumentar a participação da sociedade em discussões locais”.
Em cinco anos, os indicadores de transparência do legislativo foram avaliados dez vezes pelo Observatório. Na primeira avaliação, em 2012, apenas 33% dos tópicos observados foram avaliados de forma positiva. Em 2017, o índice alcançou seu maior número: 84%. 
Sobre o prêmioO Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas foi promovido pela OAB-SP, Movimento Voto Consciente, Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (APEL) e Laboratório de Gestão Governamental da USP (Universidade de São Paulo). A premiação, que é anual, foi dividida em quatro categorias: inovação, excelência, gestão legislativa e sociedade civil.
Sobre o Observatório Cidadão de PiracicabaO Observatório Cidadão é uma iniciativa conjunta da OAB-8° Subseção de Piracicaba, Pira21, Florespi, Imaflora, Casvi, Pasca e UNESP e conta com o apoio da Caterpillar, do Fundo de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP. O Observatório tem como objetivo instrumentalizar a sociedade para melhor compreensão e participação nos processos decisórios locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município. Saiba mais em: www.observatoriopiracicaba.org.br
Sobre o ImafloraO Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. O Imaflora atua no município por meio do projeto Piracicaba Sustentável. O Piracicaba Sustentável busca fortalecer e capacitar a sociedade, para que possa participar das políticas públicas locais. Saiba mais em www.imaflora.org
Bruno Bianchin | Comunicação19 3429 0815