Notícias - Painel no Brazil Hub debate caminhos para desenvolvimento sustentável da Amazônia - Imaflora

COMPARTILHE

Painel no Brazil Hub debate caminhos para desenvolvimento sustentável da Amazônia

22/12/2022

O painel “Da ciência à ação: Bioeconomia como alternativa para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, realizado dia 15 de novembro no Brazil Hub durante a COP27, teve participação de Renata Potenza, Especialista em Clima e Emissões no Imaflora, debatendo a importância do desenvolvimento sustentável e ético da região, com respeito à biodiversidade e às populações locais e com atenção à redução das desigualdades por meio da geração de renda.

No evento, Renata destacou que as cadeias da sociobiodiversidade são sistemas complexos, que exigem muito cuidado para conservar sua complexidade. Por isso, para promover o desenvolvimento sustentável em uma região como a Amazônia, precisamos buscar soluções compartilhadas, soluções em rede, como a Rede Origens Brasil, por exemplo.

A Rede Origens Brasil, criada pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Instituto Socioambiental (Isa) e administrado pelo Imaflora, é uma rede que une populações tradicionais, povos indígenas, organizações e associações locais e empresas na tentativa de criar uma nova forma de negócio para o desenvolvimento da Amazônia brasileira. A rede amplifica negócios que valorizem a floresta em pé, a biodiversidade e os povos que habitam a floresta - que são seus guardiões-, garantindo um comércio ético e trazendo inovação.

Para Renata, o Origens Brasil mostra que é possível promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, gerar renda com a floresta em pé, com muita transparência, e valorizando as populações e os produtos amazônicos.

A Rede Origens Brasil tem hoje cadastrados 3.100 produtores e produtoras beneficiados diretamente pela Rede, 70 instituições de apoio e organizações comunitárias, além de 35 empresas, movimentando R$ 13.4 milhões em negócios que contribuem com a conservação de 36 áreas protegidas, contribuindo através de negócios éticos e transparentes para a conservação de 58 milhões de hectares de floresta.