Notícias - Parceria entre Imaflora e Caterpillar fortalece participação cidadã com lançamento do portal Piracicaba Sustentável - Imaflora

COMPARTILHE

Parceria entre Imaflora e Caterpillar fortalece participação cidadã com lançamento do portal Piracicaba Sustentável

13/11/2012

O portal constitui um espaço de referência de informações sobre a qualidade e as políticas de
desenvolvimento sustentável de Piracicaba



O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola e a Caterpillar Foundation lançam o portal Piracicaba Sustentável (http://www.piracicabasustentavel.org.br/) que tem o objetivo de levar o conhecimento das políticas públicas do município à população, atuando como canal de informação e participação da sociedade civil. O portal é uma importante ferramenta para ampliar o alcance das informações sobre as iniciativas das políticas públicas do município de Piracicaba.

O lançamento do portal faz parte do projeto Piracicaba Sustentável, que tem o propósito de contribuir para a sustentabilidade do município por meio de ações de educação ambiental, do fortalecimento da capacidade de participação da sociedade civil na elaboração, implantação e avaliação de políticas públicas e da criação de instrumentos de transparência e controle social. Implementado em abril de 2012, o projeto já alcançou metas como o curso de capacitação de conselheiros, criação do portal dos Conselhos de Piracicaba, elaboração de propostas para o Comdema, entre outras ações. As ações do Piracicaba Sustentável estão sendo patrocinadas pela Caterpillar Foundation.

Para Renato Morgado, gestor ambiental do Imaflora “O fortalecimento da sociedade civil é fundamental para a construção de uma cidade sustentável. O Portal apresenta os diferentes espaços de participação do município e contem noticias, agenda cidadã, publicações, além de outras informações sobre políticas públicas, participação social e sustentabilidade de Piracicaba”.

Entre as principais seções do portal Piracicaba Sustentável estão a Democracia Participativa, que apresenta os principais espaços de participação pública do município, a Agenda Cidadã, com a divulgação das datas e informações das reuniões dos conselhos e audiências públicas e Cursos e Oficinas, que traz a agenda do programa oferecido pelo projeto Piracicaba Sustentável.

Segundo Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil, a empresa tem participado ativamente do processo de desenvolvimento de Piracicaba. “O apoio ao projeto Piracicaba Sustentável está alinhado
ao nosso compromisso de promover ações sustentáveis que promovam a conscientização das pessoas para a construção de um lugar cada vez melhor para se viver”, declara.

O professor Paulo Eduardo Moruzzi Marques, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), ressalta que o maior desafio para a sustentabilidade é o de aprofundar o conceito de democracia. “O projeto Piracicaba Sustentável efetivamente aponta para a intensificação democrática, com seus eixos girando em torno da ideia de fortalecer a democracia participativa. Seu site constitui um pilar central desta perspectiva, tendo em conta o papel crucial da informação, da comunicação, da reflexão e do debate para a democracia e para o desenvolvimento sustentável.”
Parceria entre Imaflora e Caterpillar fortalece participação cidadã com lançamento do portal Piracicaba Sustentável