Notícias - Plano Anual de Outorga Florestal 2023 destaca a plataforma Timberflow e traz novas metas para concessões florestais na Amazônia - Imaflora

COMPARTILHE

Plano Anual de Outorga Florestal 2023 destaca a plataforma Timberflow e traz novas metas para concessões florestais na Amazônia

12/05/2022

Autor(a): Imaflora

O Imaflora participou hoje da 42ª Reunião Ordinária da CGFLOP (Comissão de Gestão de Florestas Públicas), onde foi apresentado o Plano Anual de Outorga Florestal 2023 (PAOF), documento elaborado pelo SBF.

Um destaque da reunião foi a menção à plataforma Timberflow, criada pelo Imaflora em parceria com o ICMC/USP, como importante instrumento de transparência, além do potencial de ser referência em análises e estudos de mercado do setor madeireiro brasileiro.

TimberFlow permite a visualização de informações relativas ao transporte, processamento e comercialização de madeira no Brasil, com especial foco na Amazônia, extraída a partir dos bancos de dados dos sistemas DOF/SINAFLOR, SISFLORA Mato Grosso e SISFLORA Pará.

Em relação aos resultados apresentados na reunião, somente 1,26 milhão de hectares de florestas estão sob concessão florestal federal. O objetivo da PAOF 2023 é implementar mais 4,15 milhões de hectares. A maior parte das áreas a serem concedidas ficam na região Sul do Amazonas, Oeste do Pará e Norte de Rondônia. 

Acreditamos que esta é uma meta positiva e ambiciosa de aumento de área de concessões florestais, justamente porque essas regiões de maior área potencial estão sofrendo grande pressão da nova fronteira madeireira, como verificamos em nosso estudo no Boletim Timberflow 1.

Entretanto, entendemos que sua realização será um desafio em função do ritmo lento de implementação das concessões. Desde a aprovação da LGFP (Lei Geral de Florestas Públicas), a velocidade de implementação está na casa de 160 mil hectares por ano, número que não produz os resultados esperados.

É importante alavancar o manejo florestal - em concessões e em manejo florestal comunitário e familiar – para que chegue na casa de 25 milhões de hectares, de modo a estancar a exploração predatória e ilegal de madeira da Amazônia.