Notícias - Plataforma Timberflow recebe contribuições de estudantes de ciências matemáticas da Universidade de São Paulo - Imaflora

COMPARTILHE

Plataforma Timberflow recebe contribuições de estudantes de ciências matemáticas da Universidade de São Paulo

17/03/2022

Autor(a): Imaflora

Quais os fluxos que a madeira percorre ao longo dos diferentes elos de produção, desde a floresta, onde a madeira é explorada em toras, até as indústrias responsáveis por seu processamento e comercialização? Esta foi a pergunta-problema lançada pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) aos estudantes de graduação e pós-graduação que participaram do Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais, organizado pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo entre 7 e 11 de março de 2022.

Durante os cinco dias do workshop o time de profissionais do Imaflora se reuniu virtualmente com os estudantes para discutir, analisar e mapear as cadeias de produção de madeira a partir de florestas naturais da Amazônia, utilizando os dados públicos oriundos dos sistemas oficiais de controle florestal que têm sido armazenados na plataforma Timberflow. “O workshop foi importante para gerar algumas alternativas de análise dos padrões das cadeias madeireiras da Amazônia, assim como opções para ferramentas que ajudem os compradores e operadores de mercados a tomar melhores decisões de compras para tais produtos”,  destacou Marco Lentini, coordenador sênior de projetos do Imaflora. 

A plataforma Timberflow (www.timberflow.org.br) tem sido desenvolvida desde 2017 pelo Imaflora com o intuito de prover informação qualificada e inteligência voltada a apoiar os operadores de mercados e compradores de madeira, tanto públicos como privados, em suas rotinas de aquisição de produtos com menores riscos de legalidade e maior sustentabilidade. O ICMC tem sido parceiro do Imaflora no desenvolvimento de ferramentas para a plataforma desde 2019.