Notícias - POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA CERTIFICAÇÃO AGRÍCOLA EM GRUPOS - Imaflora

COMPARTILHE

POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA CERTIFICAÇÃO AGRÍCOLA EM GRUPOS

03/07/2012




Foco do trabalho conduzido por Carolina Souza Dias Guyot durante seu estágio no Imaflora, o estudo de potencialidades e desafios da certificação de grupos da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) buscou levantar subsídios para criar estratégias de fortalecimento a esse modelo. Para realizar o estudo foram acompanhadas auditorias internas dos grupos e de certificação de fazendas individuais. Foram entrevistados cinco administradores e três produtores membros de grupos certificados.

Mesmo com a individualidade de organização e de práticas de cada grupo, foi possível identificar desafios comuns que fragilizam o sistema, tais como o número ilimitado de membros do grupo por administrador, a dificuldade de nivelamento dos mesmos em relação ao cumprimento da norma RAS, a falta do real entendimento entre produtores e administradores sobre qual o papel da administração do grupo.


A partir desse estudo, é possível avaliar e discutir maneiras de fortalecer o sistema, propondo formas de organização adequadas à complexidade de cada grupo. Para isso, a capacitação e o envolvimento dos próprios membros contribuiria com a qualidade, o nivelamento e a responsabilidade perante o grupo.

POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA CERTIFICAÇÃO AGRÍCOLA EM GRUPOS