Notícias - Programa Olhos da Floresta recebe parceiros e produtores de guaraná em evento em Manaus - Imaflora

COMPARTILHE

Programa Olhos da Floresta recebe parceiros e produtores de guaraná em evento em Manaus

30/11/2022

Autor(a): Imaflora

Celebrando as conquistas de 2022 para o Programa Olhos da Floresta, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e a Coca-Cola Brasil, reúnem-se com produtores de guaraná em um evento realizado na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em Manaus.

Dentre os benefícios criados pelo programa, o Olhos da Floresta promove a melhoria das condições de trabalho dos produtores. Com isso, neste ano foram comprados equipamentos como computadores, impressoras, despolpadeiras, mesas seletoras e triciclos para transporte do guaraná. Além disso, está financiando reformas em casas de beneficiamento e instalação de viveiros de plantas em algumas comunidades.

O evento de encerramento de 2022 conta, ainda, com uma exposição de fotos que ilustram as atividades dos produtores de guaraná e que ficará aberta para visitação na FAS até 23 de dezembro (confira os detalhes ao final deste texto).

Qualificação e autonomia para produtores

Criado em 2016, o programa fomenta a cadeia do guaraná no Amazonas e promove inclusão social, geração de renda e uso racional dos recursos naturais. Presente em 124 comunidades, o Olhos da Floresta atende a 350 famílias de agricultores e beneficia mais de três mil pessoas nos diversos elos da cadeia. Ao todo, 17 municípios amazonenses contam com o apoio do programa: Apuí, Autazes, Borba, Canutama, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Silves, São Sebastião do Uatumã e Urucará. Com essa diversidade territorial, a iniciativa opera em 90% das áreas produtivas do guaraná da região.

Em quatro desses municípios, destaca-se ainda a atuação em Unidades de Conservação (UCs): na Área de Proteção Ambiental (APA) da Margem Direita do Rio Negro, em Novo Airão; na Floresta Nacional (Flona) Pau Rosa, em Nova Olinda do Norte; na Área de Proteção Ambiental Caverna do Maroaga, em Presidente Figueiredo; e na Floresta Estadual (FES) de Maués. 


Com essa estratégia, o programa está presente em comunidades isoladas e que estão à margem do mercado, muitas vezes, sem acesso nem mesmo à estrutura logística.


"Empoderar famílias produtoras com programas de inclusão social, geração de renda e uso racional dos recursos naturais são alguns dos pilares do programa", observa Philippe Schmal, coordenador de projetos no Imaflora.


Programa Olhos da Floresta recebe parceiros e produtores  de guaraná em evento em Manaus

Raimundo Brasil, Assistente Técnico no Imaflora, orienta produtores em atividade de campo (Foto: Camila Batista)

O Olhos da Floresta, incentiva ainda, a adoção de práticas agroecológicas que utilizam os agroecossistemas como unidade econômica integrada ao território. Este método de agricultura regenerativa leva em consideração as dimensões ecológicas, sociais e culturais para a produção do fruto, combinando culturas agrícolas e espécies florestais em um mesmo espaço, recuperando áreas alteradas e propondo uma alternativa para o monocultivo – sistemas agroflorestais (SAFs).

Philippe comenta também que com o Olhos da Floresta, o Imaflora oferece aos produtores assistência técnica necessária para o cultivo do fruto ao longo de toda a safra. "Nossa equipe promove oficinas aplicadas ao cultivo do guaraná e apoia as famílias na gestão de sua produção tanto nas questões de cultivo quanto na administração rural".

O Olhos da Floresta também fomenta a organização social dos produtores, fortalece a comercialização do fruto, com a garantia de remuneração justa e destino certo: por meio do programa, a produção dos beneficiados é comprada pela Coca-Cola.

Para saber mais sobre o programa, confira o vídeo produzido em Parintins - AM. 


SERVIÇO - Exposição fotográfica “Olhos na Floresta, olhos nas pessoas”

Fundação Amazônia Sustentável (FAS)
Endereço: R. A, 351 - Parque Dez de Novembro, Manaus - AM
De 2a a 6a feira, das 8h às 18h
Entrada Gratuita