Notícias - Rede Origens Brasil® recebe adesão da Mãe Terra, que lança Ritto com Cogumelo Yanomami - Imaflora

COMPARTILHE

Rede Origens Brasil® recebe adesão da Mãe Terra, que lança Ritto com Cogumelo Yanomami

04/04/2022

Autor(a): Imaflora

Você sabia que existem cogumelos comestíveis nativos da Amazônia? Esse é um dos conhecimentos passados entre gerações de indígenas há centenas de anos.  Agora ficou mais fácil ter acesso a esse e outros saberes da floresta.

A Mãe Terra, marca especializada em produtos naturais e orgânicos, tornou-se a nova empresa-membro da rede Origens Brasil® e está lançando o Ritto com Cogumelo Yanomami, um arroz especial com cogumelos nativos da Amazônia coletados por indígenas Yanomami.

A rede Origens Brasil® lançada em 2016, foi idealizada e articulada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e hoje conta com 49 instituições e organizações-membro em cinco territórios de sociobiodiversidade, contribuindo com a conservação de 52 milhões de hectares na Amazônia.

O Ritto com Cogumelo Yanomami é o primeiro fruto desta parceria. O arroz com cogumelos vindos da sociobiodiversidade nacional já é comercializado nas gôndolas dos supermercados de todo o país. A receita surgiu da parceria da Mãe Terra com a rede Origens Brasil®, o Instituto ATÁ e a Hutukara Associação Yanomami.

As quinze espécies de cogumelos do Ritto são coletadas pelos Sanöma, parte do povo Yanomami. Esse é um dos grupos que vivem na porção mais ao norte da Terra Indígena Yanomami, na fronteira do Brasil com a Venezuela, conhecida como Awaris.  São, ao todo, 3 mil pessoas de 20 comunidades indígenas que habitam as margens do rio Ãsikama u, o rio Auaris.

Os Yanomami são um povo formado por cinco grupos que falam línguas aparentadas: sanöma, ninam, yanomam, yanomamɨ e ỹaroamë. Eles compartilham características culturais e conhecimentos como rituais funerários, pintura corporal, xamanismo, cantos, técnicas de caçar e de fazer roça.

O Ritto com Cogumelo Yanomami é uma forma de revelar a riqueza da sociobiodiversidade da Amazônia.  "A comercialização do Cogumelo Yanomami tem muitos impactos positivos, entre eles a geração de renda para as comunidades Sanöma. Elas coletam e beneficiam os cogumelos a partir de seu conhecimento tradicional da floresta, que é único, e com isso são protagonistas de um movimento por uma nova economia", afirma Amanda Latosinski, do ISA, que assessora a Hutukara Associação Yanomami.

O Ritto com Cogumelo Yanomami segue os princípios da Mãe Terra. Ele é integral, livre de transgênicos e aditivos químicos, é vegano, tem um sabor delicioso, privilegia os pequenos produtores nacionais e valoriza os ingredientes nativos do Brasil.

Para a rede Origens Brasil®, o produto vem enriquecer as possibilidades de atuação das empresas na valorização dos povos e na manutenção da floresta em pé. “Essa parceria entre o povo Yanomami e a empresa Mãe Terra, mostra como é possível o setor empresarial se relacionar comercialmente de forma diferenciada, ética e direta com os povos da floresta, tendo a sociobiodiversidade como fonte de inovação, gerando bons negócios tanto para as empresas quanto para os povos que mantêm a floresta de pé”, diz Patrícia Cota Gomes, gestora da Rede Origens Brasil® no Imaflora.

Além das empresas membro, a rede Origens Brasil® conta com diversos financiadores, tanto fundos nacionais e internacionais, quanto da iniciativa privada, que apoiam ações de expansão e fortalecimento nos territórios do Xingu, Calha Norte (Norte do Pará), Rio Negro, Solimões e Tupi Guaporé. A iniciativa conta com o apoio da Evoltz, da Fundação Zurich, da Rainforest Foundation Norway e do Fundo Amazônia, que ajudam a fortalecer a economia da floresta em pé e a conexão dos povos da floresta com mercados consumidores mais éticos e transparentes.

A Hutukara Associação Yanomami

A Hutukara Associação Yanomami é uma associação indígena sem fins lucrativos fundada em 2004, que congrega e representa todos os povos indígenas da Terra Indígena Yanomami (TIY). A Hutukara faz a defesa dos direitos e da cultura desses povos. Para conhecer mais basta acessar: https://www.facebook.com/yanomamihutukara/

A Rede Origens Brasil®

O Origens Brasil® é uma rede reconhecida e respeitada por seu fomento à economia local dos produtores da Amazônia. É uma rede que conecta empresas a cadeias produtivas sustentáveis em áreas prioritárias de conservação na Amazônia, gerando valor para os povos indígenas e populações tradicionais que vivem da floresta - os verdadeiros guardiões do nosso patrimônio socioambiental. O Origens Brasil® viabiliza negócios em prol da floresta em pé com garantia de origem, rastreabilidade, transparência e promovendo comércio ético.

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora acredita que a certificação socioambiental é uma das ferramentas que respondem a parte desse desafio, nos setores florestal e agrícola, com forte poder indutor do desenvolvimento local sustentável. Dessa maneira, busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.


Mais informações: www.imaflora.org


Mãe Terra

A Mãe Terra é líder no segmento de alimentos naturais e orgânicos desde 1979. A sua proposta é a produção de alimentos gostosos e saudáveis e que respeitam o meio ambiente e os pequenos produtores.  Além de ser atualmente um dos maiores compradores de orgânicos do Brasil, A Mãe Terra aumenta cada vez mais o número de ações que têm impactos significativos para a indústria de alimentos.


Instituto ATÁ

O Instituto Atá reúne um grupo de profissionais que buscam aproximar a relação do homem, os alimentos, cozinhar e o produzir. Agir em toda cadeia de valor, com propósito de fortalecer os territórios a partir de sua biodiversidade, agrobiodiversidade e sociodiversidade, para garantir alimento bom para todos e para o ambiente. http://www.institutoata.org.br/