Notícias - Virada Sustentável 2021: 100 organizações da sociedade civil se reúnem para intervenções sobre desenvolvimento sustentável em um mundo pós-pandemia - Imaflora

COMPARTILHE

Virada Sustentável 2021: 100 organizações da sociedade civil se reúnem para intervenções sobre desenvolvimento sustentável em um mundo pós-pandemia

02/09/2021

Entre os dias 02 e 22 de setembro ocorre a 11ª edição da Virada Sustentável. Seguindo o modelo híbrido da edição de 2020, o festival tem como proposta intervir em espaços públicos de São Paulo para a inserção de mensagens e informações a fim de promover reflexões sobre um mundo pós-pandemia. As mensagens presentes nestas intervenções foram formuladas por 100 organizações de diversos setores da sociedade, e poderão ser encontradas em mobiliário urbano, escadas de estações de metrô, empenas de prédios e escolas distribuídos por várias regiões da cidade. Shows, painéis de debate e atividades artísticas também fazem parte da programação do evento.

"Escolhemos fazer da cidade a nossa principal mídia de alcance dos pilares que motivam a realização desse evento, e queremos fazer da Virada Sustentável uma ferramenta que leva mensagens de reflexão sobre um futuro pós-pandemia", conta Mariana Amaral , uma das fundadoras da Virada Sustentável.

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) receberão grandes intervenções de graffiti, também alinhadas aos temas do festival, produzidas por artistas como Georgia Cardoso, Linoca Souza e Clara Leff. Ao todo, serão sete CEUs que contam com a participação de 14 artistas.

Além das intervenções, destacam-se os shows de Gal Costa e Lenine, que acontecem no formato de live e que pode, além disso, vir a contar com público limitado, conforme os protocolos da época. Zeca Baleiro e Grupo Trii, que convida Palhaça Rubra, marcam os shows voltados para o público infantil. O Centro Cultural São Paulo, nesta edição da Virada, também trará exposições, mostras artísticas, contações de histórias e programações de bem-estar, entre outros, com presença de público seguindo os protocolos vigentes.

Iniciativa da Virada Zen, pela segunda vez na Virada Sustentável acontece o Amanhã da Paz, uma grande meditação global pela paz. Na primeira edição, o evento reuniu mais de 800 mil pessoas. “O Amanhã da Paz mostra que podemos pensar e influenciar de maneira positiva a nossa sociedade e meio ambiente, sem pensar em dogmas, religiões ou separação de qualquer espécie”, conta Mariana Amaral, idealizadora da Virada Sustentável . “Quando todos estamos na mesma sintonia somos capazes de mudar o mundo. A experiência de 2020 nos mostra que foi só o começo, esse ano queremos 1 milhão de pessoas meditando juntas", completa André Palhano.

Além disso, 25 painéis e rodas de conversa sobre economia circular, mudanças climáticas, desigualdade social, Amazônia, diversidade e muitos outros temas ocorrem em formato online durante a Virada Sustentável. Um dos destaques é o fórum de abertura com a presença do economista Jeffrey Sachs, professor na Universidade de Columbia, conhecido pelo seu trabalho em agências internacionais a favor da redução da pobreza, controle de doenças e cancelamento da dívida.

Sobre a Virada 

A Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolvendo articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. O festival tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

O evento, que pelo segundo ano promove atividades em formato híbrido, acontece por meio de intervenções em diversas áreas da cidade de São Paulo e em plataformas virtuais, com programação completamente gratuita que apresenta instalações, projeções, grafites, performances, teatro, programação de bem-estar, além do Fórum Virada Sustentável.

A Virada Sustentável é apresentada pelo Ministério do Turismo e Braskem via Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, Pátria Amada Brasil e pelo PROAC, Programa de Ação Cultural São Paulo, com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo. Tem patrocínio master da Isa Cteep, patrocínio da Ambev, Gerdau, co patrocínio de Electrolux, Liberty Seguros, Mercado Livre, Novelis, Tetra Pak e apoio das empresas Ball, Deloitte, Instituto Center Norte, Instituto Vedacit e ValGroup. Além da co-realização com a Prefeitura de São Paulo e parceria com Estadão, Eletromidia, Ótima e Metrô SP.

A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:

Site: www.viradasustentavel.org.br

Instagram: @viradasustentavel

Facebook: facebook.com/viradasustentavel

Youtube: https://www.youtube.com/ViradaSustentavel

Fotos para divulgação podem ser encontradas aqui.

Informações para imprensa:

Agência Lema

Leandro Matulja

Letícia Zioni

agencialema.com.br

Reinaldo Silva (11) 99350-5881

[email protected]

Carolina Bressane (11) 99234 4570

[email protected]