Notícias - Virada Sustentável 2022: Festival promove consciência socioambiental com programação gratuita e simultânea em três capitais - Imaflora

COMPARTILHE

Virada Sustentável 2022: Festival promove consciência socioambiental com programação gratuita e simultânea em três capitais

07/11/2022

Virada Sustentável 2022: Festival promove consciência socioambiental com  programação gratuita e simultânea em três capitais

Entre os dias 3 e 20 de novembro, a capital paulista receberá a 12a Virada Sustentável. Este ano, o maior festival de sustentabilidade do país desenvolverá uma programação totalmente gratuita voltada para temas como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular e responsabilidade socioambiental, entre outros.

A Virada Sustentável vai ocupar a cidade de São Paulo com a campanha (ContAí), que reúne informações colhidas com mais de 50 organizações da sociedade civil e estampar esses dados em projeções em empenas de prédios, escadas do Metrô e outros locais de grande visibilidade, no formato de artes gráficas de fácil compreensão para o público, produzidas em parceria com o Senac. Entre as organizações participantes, estão nomes como Unicef, PNUD, C40, Instituto Ethos, Akatu, WWF-Brasil, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Imaflora e Gerando Falcões.

A programação oferece ainda intervenções artísticas em empenas de Centros Educacionais Unificados (CEUs) da prefeitura municipal, coleta de eletroeletrônicos em estações do Metrô , projeções na Avenida Paulista, no coração de São Paulo, além de apresentação do coral indígena Tekoá Yy Porã, composto por moradores da Terra Indígena Tenondé Porã, localizada em Parelheiros.

Todos os espetáculos e as ações do evento serão abertos ao público. O programa foi pensado de forma descentralizada para facilitar o acesso de pessoas de todas as regiões da cidade às atividades de teatro, música, exposições, além de intervenções artísticas em 50 parques municipais e nos mais de 40 CEUs da cidade. Também estão previstas oficinas de contação de histórias, atividades em unidades do Sesc e oficinas culturais.

Segundo o realizador da Virada Sustentável, André Palhano, “pensamos numa programação que realmente despertasse curiosidade e interesse pelas mensagens

propostas. É preciso que todos nós reflitamos sobre o futuro comum do nosso país e do mundo, de forma coletiva, inspiradora e plural”.

Pela primeira vez, o evento será realizado de forma simultânea também em Manaus e em Porto Alegre, que já realizam edições próprias há mais de oito anos, levando educação e as reflexões apresentadas pelo tema da sustentabilidade aos extremos do país.

Os manauaras poderão participar da Virada Sustentável 2022 entre os dias 05 e 06 de novembro, e na capital gaúcha, o evento acontece entre os dias 11 e 27 de novembro.

Para Mariana Amaral, também idealizadora da Virada, “o festival é uma oportunidade única de discutir temas essenciais para o futuro da humanidade, e de uma forma muito didática e lúdica, onde todos são integrados a essa programação e convidados a refletir sobre suas ações no dia a dia, e é nessa máxima que acreditamos, na disseminação do conhecimento que salva”.

Sobre a Virada:

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

A Virada Sustentável São Paulo 2022 é apresentada por Gerdau. Tem patrocínio de Ambev, Liberty e Nubank, co-patrocínio de Air Liquid, Ball, C6 Bank, Grupo Dasa e

Novelis, e apoio das empresas Coral Akzo Nobel McLaren, Gipssy, JBS, Raia Drogasil e ValGroup. Além da realização em parceria com ONU Brasil, co-realização com a Prefeitura de São Paulo, e demais parceiros como Metrô de São Paulo, Senac, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC-SP), Sesc e Teatro B32.

A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:

Site: www.viradasustentavel.org.br

Instagram: @viradasustentavel

Facebook: facebook.com/viradasustentavel

Youtube: https://www.youtube.com/ViradaSustentavel

Fotos para divulgação podem ser encontradas aqui.

Informações para imprensa:

Agência Lema

Leandro Matulja/ Letícia Zioni

agencialema.com.br

Carolina Bressane (11) 99234 4570

[email protected]

Priscila Rosa (11) 96959 2749

[email protected]