O que fazemos - Imaflora

COMPARTILHE

O QUE FAZEMOS

FSC
FSC® FSC®

O FSC® é o principal sistema de certificação florestal do mundo. O selo FSC® identifica que a matéria-prima usada em produtos de origem florestal é proveniente de uma área manejada de forma ecologicamente correta, com condições justas de trabalho e de maneira economicamente viável. O Imaflora além de ter grande representatividade no setor florestal, atua como o certificador FSC® de maior influência e credibilidade no Brasil.

VER MAIS
Verificação da Legalidade Florestal Verificação da Legalidade Florestal

A verificação da legalidade florestal passa desde a floresta até os pontos de vendas ao consumidor final. Nesta verificação a cadeia inteira será analisada por meio de um Sistema Due Diligence (SDD) a ser implementado pela empresa. Essa ferramenta tem como objetivo auxiliar as organizações a minimizarem os riscos de envolvimento com a produção ilegal de madeira.

VER MAIS
AFI – Auditoria Florestal Independente AFI – Auditoria Florestal Independente

O Brasil possui cerca de 350 milhões de hectares de florestas públicas e quando destinadas, participam de concessões implementadas pelo Governo Federal, na Lei de Gestão de Florestas Públicas. As concessões devem passar por verificações de campo feitas por organismos independentes. Além de realizar as auditorias independentes, o Imaflora atua ativamente nas Concessões Florestais junto ao Governo.

VER MAIS
Rainforest Alliance
Rainforest Alliance Rainforest Alliance

A certificação socioambiental é uma tendência da agricultura sustentável, que olha de forma minuciosa para cada detalhe da propriedade. As normas do sistema de certificação da Rainforest Alliance™ estão na fronteira da inovação para a sustentabilidade da agricultura mundial. O Imaflora participa da concepção do sistema Rainforest Alliance™ e, desde 2002, atua ativamente nos processos de revisão das normas aplicáveis.

VER MAIS
Florestas de Valor
Florestas de Valor Florestas de Valor

O objetivo do Florestas de Valor é estimular atividades produtivas sustentáveis para consolidar as áreas protegidas, conservar os recursos naturais e valorizar as populações tradicionais e agricultores familiares que delas vivem. Para tanto, o programa atua prioritariamente nas regiões da Calha Norte, Rio Negro e São Felix do Xingu. O programa também busca impulsionar atividades agroextrativistas na Amazônia, além de apoiar a estruturação de cadeias de valor e facilitar a sua inserção em mercados, que valorizam sua sustentabilidade e origem.

VER MAIS
Origens Brasil
Origens Brasil® Origens Brasil®

O Origens Brasil® foi idealizado e articulado em parceria com o Instituto Socioambiental – ISA , e com participação da sociedade civil, comunidades e empresas. Trata-se de um sistema de garantia, que surgiu para dar mais transparência às cadeias de produtos da floresta, e ajudar os consumidores a identificar empresas e produtos que valorizam e respeitam, em suas práticas comerciais, os povos indígenas e comunidades tradicionais e seus territórios.

VER MAIS
Caminhos da Floresta Caminhos da Floresta

O projeto “Caminhos da Floresta: Modelos de Negócios Comunitários Inovadores para a Amazônia” pesquisa arranjos econômicos na comercialização de produtos florestais como a castanha-do-Brasil, sementes, óleos, artesanatos, pequenas plantações de cacau, frutas, guaraná, legumes e alimentos em geral.

VER MAIS
Código Florestal Código Florestal

O Código Florestal, ou Lei Florestal, é o instrumento legal que trata da vegetação nativa em terras privadas, estabelecendo as normas para a conservação das florestas, determinando as condições para o seu uso, seu cancelamento de uso e recuperação. O propósito do Imaflora é trabalhar para que a Lei sirva ao seu objetivo de colaborar para o desenvolvimento sustentável do País.

VER MAIS
Governo Aberto Governo Aberto

O trabalho do Imaflora busca influenciar a construção de políticas florestais, agrícolas e climáticas que contenham os princípios de um Governo Aberto: transparência nas decisões e na prestação de contas à sociedade, participação e controle social das políticas, além do uso de tecnologias que facilitem o cumprimento desses objetivos. Esses quatro princípios, juntos, estabelecem uma nova relação entre governo e sociedade, em que prevalece o diálogo e a criação conjunta, trazendo diversos benefícios.

VER MAIS
Observatório Cidadão
Observatório Cidadão Observatório Cidadão

Por ser o município que sedia o Imaflora, Piracicaba foi escolhida como alvo deste projeto que tem o objetivo de contribuir para a construção de um modelo de cidade sustentável. O trabalho é desenvolvido a partir do fortalecimento e da capacitação da sociedade, para que possa intervir e influenciar nas políticas públicas da cidade.

VER MAIS