Serviços - Imaflora

COMPARTILHE

SERVIÇOS

FSC
Certificação florestal FSC® Certificação florestal FSC®

O FSC® é o principal sistema de certificação florestal do mundo, presente em mais de 122 países. Ele identifica se a matéria-prima usada em produtos de origem florestal vem de áreas manejadas de forma ecológica e economicamente correta, e com condições justas de trabalho. O Imaflora, além de ter grande representatividade no setor florestal, atua como o certificador FSC® no Brasil de maior influência e credibilidade no país.

VER MAIS
Verificação da Legalidade Florestal Verificação da Legalidade Florestal

A verificação da legalidade florestal é um processo que vai desde a floresta até o momento que os produtos chegam ao consumidor final. Nesta verificação a cadeia inteira será analisada por meio do Sistema Due Diligence (SDD), ferramenta que ajuda as organizações a reduzir os riscos de envolvimento com a produção ilegal de madeira. Qualquer empresa que comercializa matérias primas de origem florestal, desde madeireiras à traders, pode passar pela verificação da origem responsável e legal.

VER MAIS
Auditoria Florestal Independente AFI Auditoria Florestal Independente AFI

O Brasil possui cerca de 350 milhões de hectares de florestas públicas. Quando essas áreas são destinadas para concessões, ou seja, quando são disponibilizadas para uso sustentável, o Governo Federal entra em ação com a Lei de Gestão de Florestas Públicas. Para as concessões acontecerem, verificações de campo são realizadas por especialistas de organizações independentes. Além de realizar as auditorias, também atuamos ativamente nas Concessões Florestais junto ao governo.

VER MAIS
Rainforest Alliance
Certificação Agricola Rainforest Alliance Certificação Agricola Rainforest Alliance

A certificação agrícola Rainforest Alliance garante uma análise minuciosa de cada detalhe da propriedade rural. Mais do que uma tendência da agricultura sustentável, ela é facilitadora da implementação de melhorias na gestão e na busca por eficiência no campo. O Imaflora participou da concepção do sistema Rainforest Alliance™ e, desde 2002, atua ativamente nos processos de revisão das normas aplicáveis.

VER MAIS
Cerflor
Certificação Florestal PEFC Certificação Florestal PEFC

O PEFC – Programme for the Endorsement of Forest Certification –, reconhecido internacionalmente auxilia sua empresa a mapear a cadeia de suprimentos, analisar os riscos de ilegalidade envolvidos e minimizá-los. Uma certificação socioambiental é uma declaração de garantia do compromisso da empresa com a conservação dos recursos naturais, condições justas de trabalho e bom relacionamento com a comunidade ao entorno.

VER MAIS
Verificação Plataforma SAI / FSA Verificação Plataforma SAI / FSA

A plataforma SAI (Sustainable Agriculture Initiative Platform), uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 pela Nestlé, Unilever e Danone, para facilitar o compartilhamento de conhecimentos e para apoiar o desenvolvimento e a implementação de práticas agrícolas sustentáveis, ajuda a transformar a indústria de alimentos e bebidas. Desde 2021, o Imaflora foi aprovado como verificador da FSA, em conformidade com os novos requisitos da plataforma SAI.

VER MAIS
Verificação do Mel Verificação do Mel

Inéditos no Brasil, os indicadores de manejo florestal de apiários para a produção de mel em florestas FSC® (Forest Stewardship Council®) do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) acabam de ser lançados no mercado nacional e têm como promessa contribuir para garantir a adoção de padrões socioambientais ao longo de toda a cadeia produtiva.O processo de verificação traz diferentes benefícios relacionados à produção do mel, incluindo a segurança dos comunitários envolvidos, a conservação de florestas naturais, de espécies ameaçadas e do equilíbrio ecológico, a garantia da produção ao longo do tempo, entre outros aspectos relevantes.

VER MAIS
Verificação CAFÉ Practice da Starbucks Verificação CAFÉ Practice da Starbucks

C.A.F.E. Practices é uma certificação que habilita as empresas e produtores em conformidade com o protocolo padrão de qualidade e produção de café sustentável da Starbucks a se qualificarem como fornecedores para a marca. Criado pela SCS Global Services, em associação à Starbucks e à Conservação Internacional, o padrão, denominado Práticas de Equidade na Produção de Café (C.A.F.E, Coffee and Farmer Equity Practices), foi um dos primeiros conjuntos de normas da indústria para garantir que a empresa tenha fornecedores de café sustentável ao longo de toda a sua cadeia produtiva.

VER MAIS
Agro na Linha ESG Agro na Linha ESG

Devida Diligência em Direitos Humanos, Agricultura Regenerativa e Verificações e Mitigação de riscos da cadeia de suprimentos são alguns dos serviços ESG com foco nas áreas social, ambiental e de governança socioambiental.

VER MAIS
Verificação de Carbono Agrícola Verificação de Carbono Agrícola

Em tempos de economia de baixo carbono, é fundamental para o setor demonstrar que têm avançado para a descarbonização, uma exigência com a qual se deparam agroindústrias e fazendas. Na tentativa de demonstração de resultados, vêm aumentando o número de empresas e produtores que contratam cálculos de inventários de carbono e de balanço do carbono agrícola com a finalidade de comunicar ao mercado o progresso na redução das emissões e, em alguns casos, até progressos nas remoções de carbono. Com a oferta de várias calculadoras de carbono no mercado, a questão é: os dados de entrada são íntegros e os cálculos são confiáveis? Afinal, cada ferramenta uma utiliza uma metodologia diferente que entrega resultados diferentes. A verificação independente de terceira parte confere confiabilidade e valor adicional aos cálculos.

VER MAIS