Localize
Proteja
Participe
Conheça o Projeto

AUMENTAR A PROTEÇÃO DE FLORESTAS PELA FORÇA DA COMUNIDADE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

O TerraOnTrack é um aplicativo que permitirá que comunidades tradicionais e povos indígenas que vivem na Amazônia Brasileira possam identificar, rapidamente, ameaças potenciais aos seus territórios e possíveis atividades ilegais, contribuindo com a proteção florestal e com a gestão dos seus territórios.

As áreas onde vivem são vastas e difícil de serem monitoradas, assim o uso de dados e ferramentas de satélite são capazes de ajuda-las a conhecer melhor o seu território e planejar suas atividades no campo. Por exemplo, informações sobre desmatamento e degradação podem auxilia-las a direcionar seus esforços de proteção as florestas contra invasões e atividades ilegais, como grilagem, mineração e extração ilegal de madeira.

O TerraOnTrack concentra-se, inicialmente, na região norte do Estado do Pará, onde existem diversas áreas protegidas, povos indígenas e projetos territoriais em execução. O aplicativo consiste em uma plataforma web, onde o usuário pode navegar pela sua área de interesse e visualizar alertas de desmatamento e degradação em tempo quase real. Os usuários podem também coletar informações no campo com o seu celular (ponto de coordenada e/ou foto) e atualizar o banco de dados da plataforma, tornando o aplicativo uma ferramenta viva para o monitoramento dos territórios comunitários.

O TerraOnTrack foi desenvolvido em parceria com o SERVIR-Amazonia, braço do SERVIR Global, uma iniciativa conjunta de desenvolvimento da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), cujo parceiro de implementação no Brasil é o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

O SERVIR-Amazonia já se envolveu com mais de 30 instituições e organizações brasileiras, entre representantes de governos, universidades, ONGs, grupos comunitários e cientistas dos EUA, com o objetivo final de melhorar a capacidade local de utilizar dados de satélite e informações geoespaciais para promover a gestão sustentável de recursos naturais.

Conheça mais detalhes acessando as páginas do TerraOnTrack e dos parceiros SERVIR-Amazonia e SERVIR Global.

Acesse e conheça a força da sua participação na proteção do seu entorno.

Acesse