Notícias - Em parceria com a Nespresso, Imaflora desenvolve módulo de avaliação para agricultura regenerativa em fazendas de café - Imaflora

COMPARTILHE

Em parceria com a Nespresso, Imaflora desenvolve módulo de avaliação para agricultura regenerativa em fazendas de café

19/11/2021

Autor(a): Imaflora

O Módulo TASQ Regenerativa foi elaborado pelo Imaflora e será implementado em todas as fazendas do Programa AAA da Nespresso para a promoção da manutenção de solos, conservação da biodiversidade, sequestro de carbono e cuidado com a água.

No escopo do Programa Nespresso AAA, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), responsável pela capacitação da equipe técnica da Nespresso, que atua diretamente com os produtores  de café verde que abastecem a empresa, formulou o módulo sobre Agricultura Regenerativa da Ferramenta para Avaliação da Qualidade Sustentável (TASQ) do programa. O módulo será implementado nas fazendas integrantes do programa e servirá também como fonte de pesquisa e educação para os técnicos e produtores se desenvolverem no tema da agricultura regenerativa, termo que se refere ao modo de produção que produz ao mesmo tempo que trabalha recuperando os solos, mantendo a biodiversidade, usando água de maneira responsável e consequentemente dando foco também nos  aspectos ambientais do processo produtivo.

O Programa Nespresso AAA Sustainable Quality foi criado em 2003, em parceria com a Rainforest Alliance, com o objetivo de apoiar produtores de café, fornecendo às fazendas assistência técnica. O Imaflora atua na análise de riscos socioambientais no campo, e de todos os elos da cadeia de suprimentos do grão, elaborando um diagnóstico a partir do qual é possível traçar planos de ação e desenvolver normas de sustentabilidade que melhorem a performance socioambiental dos produtores da Nespresso. O Instituto é ainda responsável pelo treinamento de técnicos agrônomos que acompanham e orientam os processos produtivos nas fazendas.

Em 2020, o programa resolveu então incorporar o conceito de agricultura regenerativa, nas fazendas fornecedoras de café, que é um conjunto de princípios e práticas que, quando adotadas, podem promover os serviços ecossistêmicos e contribuir para perenidade do fornecimento de café de qualidade gerando valor para a empresa e produtores. Para isso, além do módulo da TASQ Regenerativa a Nespresso está implantando áreas demonstrativas que servirão como incentivo para os produtores adotarem os princípios de agricultura regenerativa da TASQ, que são: Adaptação as mudanças climáticas; uso de variedades resistentes a pragas e doenças; manter a saúde do solo; conservação da biodiversidade e conservar os recursos hídricos.

A Ferramenta para Avaliação da Qualidade Sustentável (TASQ) da Nespresso define as diretrizes para avaliar fazendas que participam do Programa AAA. A TASQ Regenerativa será aplicada aos sistemas de produção agrícola e de gestão de paisagens implantados nas fazendas e seu escopo inclui todas as etapas dos processos produtivos e áreas de conservação dentro dos limites da fazenda, com ênfase no café, e também pode abranger atividades e impactos fora dos limites da fazenda, tais como relações com comunidades locais e vizinhas, interação com áreas protegidas próximas e formação de corredores biológicos ou zonas de amortecimento e proteção da biodiversidade.

“Quando os produtores adotam as técnicas de agricultura regenerativa eles passam a ter vários benefícios econômicos e ambientais, dentre os quais se destacam, a diminuição do risco da redução da produtividade, pois ele terá um campo mais equilibrado que contribui para uma melhor produção, a disponibilidade dos recursos naturais, principalmente a água, será mais abundante e sua produção poderá ser mais valorizada pelo compradores de café que possuem esse viés mais sustentável”, afirmou o coordenador de projetos do Imaflora, Oséias Mendes da Casto.