Notícias - Imaflora é primeira organização da América Latina habilitada a treinar auditores FSC® - Imaflora

COMPARTILHE

Imaflora é primeira organização da América Latina habilitada a treinar auditores FSC®

25/03/2021

Autor(a): Imaflora

A partir de agora, interessados em auditar certificações de manejo florestal poderão realizar o curso totalmente em português; Ao lado do Imaflora, apenas 10 certificadoras no mundo são habilitadas para oferecer o treinamento.

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) tornou-se a primeira certificadora socioambiental da América Latina habilitada pela Assurance Services International (ASI) a poder oferecer treinamento de Auditores FSC® para cadeia de custódia e manejo florestal. A partir de agora, os interessados poderão fazer o curso direto pelo Instituto totalmente em português e adaptado à realidade local.

Apenas 10 certificadoras no mundo estão habilitadas a oferecer o treinamento para Auditores FSC®, sendo o Imaflora a primeira organização brasileira a figurar entre elas. Desde 1997, o Imaflora ofertava o programa de formação no Brasil por meio da organização Rainforest Alliance. Em paralelo, em 2020, a instituição auditou um total de quase 300 empreendimentos com o selo do FSC®, o que representa 3,6 milhões de hectares de florestas sob manejo florestal sustentável.

Além da relevância e representatividade no setor florestal, tal conquista do Imaflora é um reflexo da sua atuação internacional no sistema FSC®. O selo tornou-se uma referência mundial em certificação devido ao seu modelo democrático, em que organizações da sociedade civil, empresas e até pessoas físicas são divididas entre Câmaras Econômica, Social e Ambiental para votar moções e debater sobre as pautas relacionadas ao sistema FSC®.

Imaflora é primeira organização da América Latina habilitada a treinar auditores FSC®

O FSC® é o principal sistema de certificação florestal do mundo, presente em mais de 122 países

Além disso, são formados grupos de trabalho (GT) para definir e atualizar as normas da certificação. O Imaflora, além de fazer parte da Câmara Econômica devido ao seu papel de certificador, participa também de seis GTs, como forma de contribuir com sua experiência de trabalho em campo para reduzir o manejo incorreto de florestas no Brasil.

Daniela Vilela, diretora executiva do FSC® Brasil, reforça a importância de ter uma certificadora que atue diretamente com conservação florestal envolvida nas tomadas de decisões do FSC®. "A participação do Imaflora nos processos do FSC® é muito bem-vinda para a troca de conhecimento, de credibilidade e de reforço da qualidade da certificação. Como resultado, há uma valorização dos processos participativos e de construção conjunta", afirma.

Para Natali Vilas Boas Silveira, assistente de certificação do Imaflora, "além de fortalecer o nome do Imaflora como treinador e formador de profissionais na área florestal, a habilitação da ASI mantém o reconhecimento de excelência técnica do Instituto. Para as empresas que querem se certificar ou recertificar pelo selo FSC®, significa ter um time qualificado para fazer as auditorias, além de incluir novos profissionais no mercado".

O conteúdo e escopo do Programa de Formação é composto por: aspectos gerais do FSC®, Manejo Florestal FSC®, Cadeia de Custódia FSC®, auditorias FSC® em relação à ISO 19001 e uso da marca registrada FSC® e seus requisitos. Ao todo, são cerca de três meses de curso e, após a finalização, o inscrito está apto para auditar empresas e organizações dentro das normas FSC®.

Os interessados em realizar o curso pelo Imaflora devem responder o formulário neste link: https://forms.gle/GpuBtQEDdhBckAn16.