Notícias - Imaflora volta a oferecer auditorias de verificação para o Sistema SAI Platform - Imaflora

COMPARTILHE

Imaflora volta a oferecer auditorias de verificação para o Sistema SAI Platform

23/09/2021

Autor(a): Imaflora

Recentemente, o Imaflora se uniu a uma lista de 12 entidades internacionais que oferecem serviços a empresas que desejam que seus resultados sejam verificados de forma independente.

Tendência mundial, produtores e empresas de bebida e alimentação estão em busca de melhorar seu desempenho, reduzindo custos e tempo, a fim de oferecer produtos agrícolas cada vez mais sustentáveis e alcançar mercados mais exigentes. É exatamente o que oferece a ferramenta FSA (sigla em inglês para Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda) da plataforma da Sustainable Agriculture Initiative Platform (SAI Platform), em meio à crescente gama de sistemas de verificação de sustentabilidade para a agricultura.

Desde sua concepção em 2014, a FSA é reconhecida como um conjunto de ferramentas multifuncional que proporciona transparência aos compradores e consumidores de produtos agropecuários. O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), referência no Brasil em sistemas de certificação, tem um longo histórico de prestação de serviços de auditoria ao setor agrícola e florestal e à cadeia de valor de alimentos e bebidas. O instituto já foi um órgão de verificação da FSA e em julho de 2021 foi aprovado, novamente, como verificador, em conformidade com os novos requisitos SAI Platform.

“Esse retorno é muito importante para ampliarmos nossa oferta de soluções facilitadas e acessíveis que atestam o desempenho socioambiental de fazendas individuais e grupos de produtores que buscam níveis mais elevados de sustentabilidade e que tem uma ampla atuação, pois pode ser aplicado nas mais diversas cadeias agrícolas”, afirma o coordenador de certificação do Imaflora, Alessandro Rodrigues.

O sistema FSA pertence a plataforma Sustainable Agriculture Initiative Platform (SAI Platform), uma organização criada em 2002 pela Nestlé, Unilever e Danone, para facilitar o compartilhamento de conhecimentos e melhores práticas para apoiar o desenvolvimento e a implementação de práticas agrícolas sustentáveis. Em abril de 2021, foi lançado o FSA 3.0, uma nova versão da avaliação que será, segundo a SAI, ainda mais eficaz em acelerar tanto a agropecuária sustentável nas fazendas, quanto a colaboração e o alinhamento da cadeia de suprimentos. Ainda segundo a plataforma, esta nova versão inclui o Questionário de Autoavaliação que reflete o mais recente consenso da indústria em agropecuária sustentável.

Unilever, Nordzucker, Cargill, Innocent Drinks, PepsiCo e Nomad Foods estão entre as 40 empresas reconhecidamente líderes do setor que demonstraram seu compromisso em trabalhar para um planeta melhor colaboraram no planejamento, criação e teste da última versão do sistema FSA.

No mundo todo, o FSA já possibilitou que bem mais de 100 mil fazendas avaliassem e melhorassem suas práticas agropecuárias, além de ter essas práticas verificadas de modo independente, referenciando um sistema internacional. Além disso, para a elaboração da ferramenta FSA, a SAI Platform comparou e referenciou mais de 100 sistemas para garantir que empresas de atuação global possam tomar decisões de abastecimento sustentável congruentes entre os países e tipos de lavouras.

Sobre a SAI Platform

Fundada em 2002, a SAI Platform é uma organização mundial sem fins lucrativos, que ajuda a transformar a indústria de alimentos e bebidas, para abastecimento e produção de forma mais sustentável.

Com mais de 120 membros, de empresas e organizações na indústria alimentícia e de bebidas, a plataforma é pioneira na promoção da agropecuária sustentável em todo o mundo, possibilitando que seus membros compartilhem conhecimentos especializados, criem soluções para desafios comuns e promovam a agropecuária sustentável, em um ambiente pré-competitivo.

Mais em https://www.imaflora.org/o-que-fazemos/certificacoes/fsa-sai-platform