Notícias - Manual de implementação lançado por Imaflora e CocoaAction Brasil possibilita melhorias na produção de cacau - Imaflora

COMPARTILHE

Manual de implementação lançado por Imaflora e CocoaAction Brasil possibilita melhorias na produção de cacau

31/05/2023

Autor(a): Imaflora

Gestão otimizada, ganhos financeiros e consciência ambiental: material visa auxiliar produtores a cumprirem as boas práticas agrícolas presentes no Currículo de Sustentabilidade do Cacau

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o CocoaAction Brasil lançam o Manual de Implementação do Currículo de Sustentabilidade do Cacau, que tem como objetivo oferecer subsídios para que os produtores consigam cumprir as boas práticas agrícolas presentes no Currículo de Sustentabilidade do Cacau, elaborado ao longo do ano de 2021 por meio de um processo que reuniu a participação de diferentes atores da cadeia produtiva, entre eles, poder público, indústrias, cooperativas, institutos, serviços de assistência técnica e extensão rural.

O manual, que será distribuído aos técnicos de campos e produtores, é uma referência na busca de melhoria contínua da produção, assim como o próprio Currículo de Sustentabilidade. Um dos intuitos é a adoção de boas práticas, com vistas à redução de impactos negativos gerados pela atividade.

“A cadeia do cacau enfrenta diversos desafios. Há questões sociais, de desmatamento, gestão de resíduos, de baixa produtividade, além de problemas relacionados à saúde do produtor, no que se refere ao uso de EPI, por exemplo. O Currículo e o Manual vieram para possibilitar a obtenção de resultados mais positivos”, afirma Vitor França, coordenador de projetos e serviços do Imaflora e do Projeto Cacau 2030.

“A maior parte das propriedades produtoras de cacau no Brasil são da agricultura familiar e esse setor enfrenta muitos desafios e problemas de gestão, muito disso, por falta de acesso a conhecimento, a tecnologias, a crédito, a instituições financeiras ou de assistência técnica”, diz França.

Melhorias financeiras e ambientais

Dividido em três áreas temáticas (gestão da produção, gestão ambiental e gestão social), o Manual de Implementação do Currículo de Sustentabilidade do Cacau traz à tona como cumprir as práticas recomendadas e realizar uma gestão mais eficiente, o que permite a obtenção de melhorias financeiras e ambientais.

“Os produtores que conseguem, de fato, incorporar práticas efetivamente sustentáveis nos sistemas de produção têm a oportunidade de obter melhores resultados financeiros. Com uma gestão mais eficiente da propriedade e dos recursos, os produtores economizam insumos e avançam na melhoria de produtividade e de qualidade das amêndoas, podendo, assim, controlar melhor os custos de produção”, explica Vitor Stella, da equipe da iniciativa CocoaAction Brasil.

“Além dos aspectos econômicos, a adoção das práticas promove melhoria quanto à utilização dos recursos naturais, o que reduz os impactos dessa produção. Os maiores beneficiários da adoção do manual e, por consequência, do currículo, são os produtores, suas famílias e os trabalhadores de uma forma geral, uma vez que eles são os primeiros impactado pela sustentabilidade dos negócios e da produção”, diz Stella.

Adequação das propriedades

A utilização do Manual de Implementação do Currículo de Sustentabilidade do Cacau e a adoção do Currículo de Sustentabilidade do Cacau, na opinião dos especialistas, possibilitam a adequação das propriedades e das produções.

“A expectativa é, com a implementação do manual, o núcleo produtivo tenha uma propriedade que esteja de acordo com o currículo e, assim, esteja de acordo com as legislações ambientais e sociais, tenha uma gestão organizada de sua produção, tenha acessos facilitados a crédito financeiros e, assim, um incremento de renda e qualidade de vida”, diz Vitor França.

“Esperamos contribuir com a cadeia produtiva, para que os produtores comecem ou acelerem esse processo que possibilita ter essa sustentabilidade na produção, de forma a reunir os três pilares da sustentabilidade: aspectos econômicos, aspectos ambientais e aspectos sociais”, completa Vitor Stella.

Para acessar o manual na íntegra, clique aqui.