Notícias - O valor da verificação e validação para os cálculos de carbono agrícola - Imaflora

COMPARTILHE

O valor da verificação e validação para os cálculos de carbono agrícola

16/11/2023

Autor(a): Imaflora

Com 282,5 milhões de hectares dedicados à agropecuária, sendo quase 160 milhões de hectares de pastagens e um rebanho bovino de mais de 200 milhões de cabeças, o Brasil ocupa  a quarta posição no mercado de exportação de produtos agropecuários.


Em tempos de economia de baixo carbono, é fundamental para o setor demonstrar que têm avançado para a descarbonização, uma exigência com a qual se deparam agroindústrias e fazendas. Na tentativa de demonstração de resultados, vêm aumentando o número de empresas e produtores que contratam cálculos de inventários de carbono e de balanço do carbono agrícola com a finalidade de comunicar ao mercado o progresso na redução das emissões e, em alguns casos, até progressos nas remoções de carbono.


Com a oferta de várias calculadoras de carbono no mercado, a questão é: os dados de entrada são íntegros e os cálculos são confiáveis? Afinal, cada ferramenta uma utiliza uma metodologia diferente que entrega resultados diferentes. A verificação independente de terceira parte confere confiabilidade e valor adicional aos cálculos.


Imaflora: 28 anos certificando e verificando as melhores práticas


O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) atua há 28 anos com serviços de verificação e de certificação por meio de sistemas de padrões nacionais e internacionais, como Rainforest Alliance, FSC, Cafe Practices Starbuks, SAI Platform, Sistemas de Due Dilligence para madeira e direitos humanos, entre outros.


Para além dos padrões de certificação, a instituição é reconhecida pela sua atuação na área de Cadeias Responsáveis, que desenvolve protocolos customizados e verifica o desempenho de empresas agropecuárias, segundo critérios e indicadores exigidos pelo mercado. 
Na atividade de mensuração do carbono agrícola, o Imaflora contabiliza mais de 10 anos de pesquisas e de desenvolvimento de metodologias. Esse trabalho é feito por meio de projetos realizados com empresas, com a cooperação de técnicos e pesquisadores altamente qualificados. São engenheiras e engenheiros, mestres e doutores, egressos da USP e de outras universidades de excelência que formam os times de especialistas em padrões e sistemas de certificação e verificação.


Por que e para que verificar cálculo do carbono agrícola


Ancorado nesta sólida experiência, o Imaflora está agora empenhado em responder à crescente demanda por verificação de cálculos de carbono.
Por meio deste serviço, o produtor agropecuário pode evidenciar aos seus clientes, parceiros e investidores os resultados de seus esforços na redução de emissões, garantindo que seus cálculos estejam em conformidade com todas as boas práticas recomendadas em protocolos públicos, como o Protocolo GHG, ou até mesmo em protocolos próprios.


Embora os cálculos no nível de inventários e balanços não possam ser utilizados para a venda de créditos no mercado voluntário de carbono, esse serviço desempenha um papel crucial na geração de confiabilidade de dados. Por isso, têm sido empregados como atestados para transações bilaterais que recompensam o bom desempenho.  Nesse sentido, a chancela de uma terceira parte torna-se decisivo para adicionar às empresas do setor agropecuário credibilidade e valor de mercado.


Monitoramento anual e visibilidade em uma Plataforma Digital


Como parte do serviço de verificação e validação de carbono agrícola, o Imaflora proporciona aos seus clientes o suporte de uma plataforma digital (www.imafloraservicos.org), capaz de armazenar os dados anuais de todas as fazendas que tiveram seus cálculos verificados. 
De uma forma simples, prática e funcional, os dados de emissões da sua empresa tornam-se públicos, com a chancela da verificação de uma organização de alta credibilidade. Com as facilidades dos recursos digitais, é possível que as empresas divulguem o histórico dos resultados de suas ações voltadas para uma agropecuária mais sustentável e mais responsável.


O monitoramento anual, que consiste no recálculo e na revalidação de resultados, também é armazenado nessa plataforma, com acesso através de login e senha. No painel personalizado, as empresas que tiveram seus cálculos de carbono verificados e validados pelo Imaflora podem acompanhar sua evolução de desempenho ano a ano e gerar relatórios com praticidade para comunicar às suas partes interessadas.


Agende uma conversa com os especialistas do Imaflora aqui [email protected] e garanta que seus dados de emissões tenham credibilidade no mercado.