Notícias - Primeira edição do "Diálogos Boi na Linha" debate os desafios e avanços da pecuária brasileira na Amazônia Legal - Imaflora

COMPARTILHE

Primeira edição do "Diálogos Boi na Linha" debate os desafios e avanços da pecuária brasileira na Amazônia Legal

10/10/2023

Autor(a): Imaflora

Evento será realizado no dia 16 de novembro, na cidade de Marabá (PA)

Visando debater os desafios e demandas da cadeia da carne e do couro bovinos na Amazônia Legal, o Imaflora promove, no dia 16 de novembro, a 1ª edição do Diálogos Boi Na Linha. O evento, que leva o mesmo nome do programa voltado à promoção da legalidade e da responsabilidade socioambiental na pecuária, é gratuito e será realizado no Carajás Centro de Convenções, em Marabá (PA).


Este primeiro encontro reunirá protagonistas da pecuária do Brasil, em especial do Pará e demais estados da Amazônia Legal. Serão representantes do governo, sociedade civil, frigoríficos e pecuaristas em diálogos sobre temas como reinserção do produtor, pecuária sustentável, monitoramento de fornecedores indiretos, rastreabilidade, transparência e, por fim, os avanços na maturidade da cadeia. 

Dentre os nomes confirmados estão o Procurador da República no Ministério Público Federal, Ricardo Negrini; o diretor de Sustentabilidade na ABIEC, Fernando Sampaio; o presidente da Associação dos Criadores do Pará (AcriPará), Mauricio Fraga Filho; o assessor de sustentabilidade e relações institucionais do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasi (CICB), Ricardo Andrade; a coordenadora na Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF), Noemi Gonçalves; além de Marina Piatto, diretora-executiva do Imaflora, dentre outros especialistas.

“Nosso objetivo com os Diálogos Boi na Linha está alinhado à própria missão do programa: apoiar o desenvolvimento da cadeia, mas buscando garantir que isso aconteça em sintonia com a legalidade, a transparência e a responsabilidade socioambiental. Vamos reunir diferentes atores para debater os desafios, mas também para que eles apresentem o que têm feito de concreto para promover mudanças tão necessárias para o setor”, afirma Lisandro Inakake, coordenador de projetos do Imaflora, à frente do programa Boi na Linha.

A escolha do Pará

De acordo com dados da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), o primeiro colocado na produção de rebanho bovino ainda é o Mato Grosso, com 32.788.192 animais. Porém, com cerca de 26.754.388 animais, o Pará detém o segundo lugar nesse ranking e, segundo a Agência, o crescimento do rebanho paraense é resultado de investimentos em tecnologia e ações de sustentabilidade. A eficiência da pecuária da região está muito relacionada à tecnificação da criação de animais, que resulta em um aumento na produção de gado sem a criação de novas áreas de pastagem.

“O evento será uma oportunidade de conhecer melhor as iniciativas paraenses e, com isso, poder observar se realmente o estado tem conseguido conciliar produção pecuária, legalidade, conservação da floresta e respeito aos direitos dos trabalhadores do setor, além de debater como essas atividades podem ser multiplicadas”, finaliza Lisandro.

Participantes podem se inscrever em https://bit.ly/DialogosBnL2023.

Sobre o Boi na Linha

Lançado em 2019 pelo Imaflora em parceria com o MPF, o Boi na Linha articula os elos da cadeia produtiva da carne na Amazônia Legal, interligando produtores, frigoríficos, curtumes e varejistas. O objetivo do programa é garantir a implementação dos compromissos socioambientais assumidos pelos signatários dos TACs.

A plataforma online disponibiliza dados, ferramentas e informações sobre o setor de forma totalmente aberta e transparente para a promoção de uma cadeia livre de irregularidades socioambientais.

Além da parceria com o MPF, a iniciativa conta também com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e financiamento da União Europeia e demais organizações: Moore Foundation, NWF, P4F, iCS e Great for Partnerships do Reino Unido.

Mais informações: https://www.boinalinha.org/