Notícias - Programa Boi na Linha resgata história em livro - Imaflora

COMPARTILHE

Programa Boi na Linha resgata história em livro

15/12/2021

Autor(a): Imaflora

Até hoje não havia um registro histórico do processo de eliminação do desmatamento na Amazônia associado à cadeia da pecuária. Os compromissos que foram assumidos na última década até então foram relatados de maneira parcial por observadores dos fatos no decorrer do tempo. O programa Boi na Linha propiciou então que essa história fosse registrada em livro, como um resgate de mais de dez anos dos compromissos da pecuária até a implementação do compromisso da aplicação do Protocolo Unificado de Monitoramento. 

Com apoio do Governo Britânico e da organização Partnerships for Forests,  o livro está disponível para download gratuito no site do Programa Boi na Linha e cumprirá uma agenda de lançamentos em 2022.

“O livro mostra que uma estrutura foi consolidada até aqui e que, apesar do crescimento dos níveis de desmatamento a índices que parecem que voltamos no tempo, há motivos fortes para que novas ações efetivas sejam realizadas", disse a autora Isabel Garcia Drigo, gerente de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora. O livro inclui os resultados do estudo que Isabel realizou em seu pós-doutorado na USP.

"Registrar essa história tem muito valor porque há muito desconhecimento sobre tudo o que está acontecendo. Então ir lá atrás, buscar os atores que participaram, ouvir as histórias dos processos de decisão é muito importante. Ainda mais quando vão mudando os interlocutores associados às instituições e empresas", avalia Lisandro Inakake de Souza, que junto com Marina Piatto, são coautores da obra.

O livro traz informações em tabelas e infográficos para simplificar a compreensão dos dois  compromissos iniciais assinados pela cadeia da carne bovina na Amazônia: o Acordo de Desmatamento Zero com o Greenpeace e o Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal. Trata também dos avanços importantes e ainda necessários, tanto para harmonizar as regras de monitoramento, quanto para unificar os critérios e procedimentos de auditoria.

Em suas 60 páginas, o material traz noções gerais do desenvolvimento da cadeia da carne no Brasil,  especialmente na Amazônia, além de destrinchar as regras e parâmetros dos limites do Cadastro Ambiental Rural (CAR), usando uma linguagem acessível e direta.

Uma leitura indicada para quem é parte da cadeia, ajudando a compreendê-la de forma sistêmica; para quem busca aprimorá-la, trazendo informacões práticas de regulamentação e para quem deseja conhecer os primeiros passos deste novo capítulo da história da pecuária de corte e da indústria da carne que está sendo escrito.

Por Equipe Boi na Linha