Notícias - Rondônia é o quarto estado brasileiro a aderir ao programa SERVIR-Amazonia - Imaflora

COMPARTILHE

Rondônia é o quarto estado brasileiro a aderir ao programa SERVIR-Amazonia

18/02/2022

Autor(a): Imaflora

Com a participação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), acaba de ser assinado o novo Memorando de Entendimento entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM-Rondônia), Brasil, e a Aliança da Bioversity International e o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT). Este é o sexto convênio firmado no Brasil no âmbito do programa SERVIR-Amazonia, além das SEDAMs de Rondonia, Roraima, Pará e Acre, o acordo também foi firmado junto a CEMADEN e a EMBRAPA. Esta colaboração irá fornecer soluções através da utilização de dados ópticos e sensores remotos, para tornar mais eficiente o monitoramento de ecossistemas, cobertura e uso do solo, bem como da mineração ilegal.

A colaboração entre a Sedam e o SERVIR-Amazônia visa reduzir os impactos ambientais, econômicos e sociais de questões sensíveis ao clima relacionadas a incêndios e secas, e outras problemáticas que possam afetar os serviços ecossistêmicos e a biodiversidade da região.

Para celebrar esta parceria foi realizada cerimônia virtual com a presença dos signatários Coordenador de Engajamento de Usuários da SERVIR-Amazônia, José Fernandes; o diretor da Missão da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Ted Gehr; a coordenadora científica da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa-Servir Global); o diretor-geral para as Américas da Alianza Bioversity–CIAT; o atual secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos; e o ex-secretário, Marcílio Leite.

Durante a cerimônia, o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, afirmou que o acordo de cooperação técnica vai agregar conhecimento e tecnologias ao órgão ambiental. “Acredito esta parceria que vamos dar continuidade, atenderá nossas futuras necessidades, como o melhoramento das nossas plataformas de governança e monitoramento ambiental”, disse.

A Sedam é a estrutura responsável pela política estadual sobre o meio ambiente, coordenando as atividades da agência ambiental do Estado, bem como da Coordenadoria de Geociência (COGEO) e seu centro de Monitoramento. Em resumo, a adoção de tecnologias para monitoramento do clima proporcionará inúmeros benefícios às organizações, ampliando a sua capacidade de monitorar, analisar e fiscalizar atividades e eventos potencialmente prejudiciais ao meio ambiente e a terra.

Segundo o diretor geral Alliance Bioversity International e CIAT nas Américas, Jesús Quintana, o SERVIR-Amazônia é um exemplo de como uma diversidade de atores pode trabalhar em conjunto de forma colaborativa e dando resultados “Não somos apenas parceiros, mas nos beneficiamos da capacidade e dos resultados da SERVIR-Amazônia. Há 55 anos contribuímos com a pesquisa aplicada e a gestão sustentável dos recursos naturais e a conservação e restauração. Adoramos fornecer dados para ajudar a fazer melhores políticas, fornecer transparência para que as pessoas se sintam envolvidas, ajudar a fechar a lacuna e continuar trabalhando para continuar tendo fundos de investimento e aumentá-los” explicou o diretor.

Pelo acordo, as instituições irão promover intercâmbio de informações, e apoio de estudos, pesquisas, programas de capacitação e quaisquer outras voltadas para o monitoramento territorial. A Sedam é a estrutura responsável pela política estadual sobre o meio ambiente, coordenando as atividades da agência ambiental do Estado, bem como da Coordenadoria de Geociência (COGEO) e seu Centro de Monitoramento.

“Dessa forma, o acordo de cooperação técnica com a Amazon SERVIR-CIAT permitirá à Sedam implementar a Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais, de maneira eficiente, com foco no desenvolvimento econômico”, completou o secretário da Sedam.

Sobre as instituições signatárias

Alianza Bioversity - CIAT
La Alianza de Bioversity International y el Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) (gerado a partir de 1 ° de janeiro de 2020) fornecem soluções científicas que abordam as crises globais de desnutrição, mudanças climáticas, perda de biodiversidade e degradação ambiental.


A Aliança se concentra no nexo entre agricultura, nutrição e meio ambiente. Trabalhamos com parceiros locais, nacionais e multinacionais na África, Ásia e América Latina e Caribe, e com os setores público, privado e da sociedade civil. Com colaborações inovadoras, a Alliance gera evidências e integra inovações para transformar sistemas alimentares e paisagens para sustentar o planeta, impulsionar a prosperidade e nutrir as pessoas em meio a uma crise climática.


A Aliança faz parte do CGIAR, o maior consórcio mundial em pesquisa e inovação agrícola para um futuro sem fome, dedicado a reduzir a pobreza, contribuir para a segurança alimentar e nutricional e valorizar os recursos naturais.


www.bioversityinternational.org  www.ciat.cgiar.org   www.cgiar.org

Programa SERVIR-Amazonia
O SERVIR-Amazonia faz parte do SERVIR Global, uma iniciativa de desenvolvimento conjunto entre a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Desde 2005, SERVIR tem trabalhado em parceria com vários países ao redor do mundo para promover o uso de informações fornecidas por satélites de observação da Terra e tecnologias geoespaciais.
Liderado pela Aliança da Bioversity International e o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), o SERVIR-Amazônia é o mais recente dos cinco centros regionais que o SERVIR opera. É um programa de cinco anos (2018-2023) que reúne o conhecimento local e o melhor da ciência em tecnologia geoespacial e observação da Terra.


O SERVIR-Amazônia trabalha em conjunto com uma rede de parceiros locais e internacionais que atuam em prol da região amazônica - principalmente o Grupo de Informática Espacial (SIG), a Conservação da Amazônia (ACCA), o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) e Fundação Ecociencia (ECOCIENCIA). O Consórcio busca entender melhor as necessidades da região, e assim desenvolver ferramentas, produtos e serviços que permitam aos países que compõem a bacia amazônica melhorar a tomada de decisões e incorporar a voz das mulheres de forma mais adequada, e dos povos indígenas. https://servir.ciat.cgiar.org/?lang=es

SEDAM-Rondônia
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia - SEDAM é a estrutura do Governo do Estado de Rondônia responsável pela política estadual em relação ao meio ambiente, coordenando as atividades da agência ambiental do Estado, bem como da Coordenadoria de Geociência (COGEO) e seu Centro de Monitoramento.


A SEDAM tem como missão promover a gestão ambiental integrada, compartilhada e eficiente, compatível com o desenvolvimento sustentável, assegurando a preservação, a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.


A SEDAM é órgão central executor do Sistema Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia - SEDAR e seus instrumentos, estabelecendo medidas de proteção e melhoria da qualidade de meio ambiente, definindo a Polícia Estadual de Desenvolvimento Ambiental criando o Fundo Especial de Desenvolvimento Ambiental-FEDARO e o Fundo Especial de Reposição Florestal-FEREF. Tem a finalidade de implementar a Política Estadual do Meio Ambiente (Lei n. 547 de 30 de Dezembro de 1993), bem como controlar sua execução.


A SEDAM por meio da Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais - PGSA e do Sistema Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais - SGSA (Lei Estadual nº 4437 de 2018) permite ao Estado de Rondônia garantir a redução das emissões de gases efeito estufa, mitigar e adaptar frente aos impactos de mudanças climáticas, assegurar a produção de alimento, bem como a manutenção da biodiversidade, garantindo os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, juntamente com o desenvolvimento econômico sustentável com baixas emissões de poluentes no ar. O sistema de governança climática e serviços ambientais será sempre pautado pela transparência; participação social, amplo diálogo entre governos estadual, municipal, sociedade civil, ONGs e o terceiro setor.