Notícias - Tendência arquitetônica, empresas de madeira processada para construção civil estão em busca de certificação - Imaflora

COMPARTILHE

Tendência arquitetônica, empresas de madeira processada para construção civil estão em busca de certificação

07/10/2021

Autor(a): Imaflora

Responsável por certificar com o selo FSC a cadeia de custódia de madeira engenheirada da ITA Construtora e da CROSSLAM, Imaflora promoveu debate sobre construções sustentáveis, no Arquitetura do Amanhã 2, que aconteceu durante a Design Week.

Foto: Luiz Cunha.

Com a demanda por insumos eficientes, rentáveis e com baixo impacto ambiental, profissionais da construção civil e da indústria estão optando, cada vez mais, pela madeira engenheirada em seus projetos. Feita com várias lamelas de madeira agrupadas, esse tipo de madeira utiliza uma técnica que gera produtos com usos distintos, como o CLT (cross laminated timber, ou madeira lamelada colada cruzada) e o MLC (madeira lamelada colada), que nascem para atender o mercado da construção civil, aliando sustentabilidade e responsabilidade.

Provenientes de florestas plantadas, os elementos estruturais são produzidos com pinus e eucalipto. Líder há 26 anos na certificação florestal no Brasil, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) foi responsável por auditar e certificar com o selo FSC (Forest Stewardship Council®) a cadeia de custódia para a produção de CLT e MLC da CROSSLAM e da ITA Construtora, dando maior credibilidade à escolha sustentável do uso da madeira em seus empreendimentos.

A CROSSLAM desenvolve e comercializa produtos de engenharia em madeira há oito anos e é a única empresa no país que produz placas de CLT. Recentemente, a empresa de Suzano, SP, anunciou que vai lançar o projeto Aurora 275, o primeiro prédio residencial construído com painéis de CLT no país. Ao associar elementos estruturais pré-fabricados de madeira engenheirada, concreto e aço, o lançamento, com cinco andares e dez unidades de 74 m2, deve inaugurar uma nova era na construção civil nacional.

Fundada em 1980, a ITA Construtora já executou mais de 1.500 obras utilizando madeira. Com o desenvolvimento dos métodos de industrialização e para atender aos desafios propostos pela arquitetura contemporânea, a partir de 2008 a empresa deixou de utilizar madeira proveniente de florestas naturais e passou a produzir o seu próprio insumo, o MLC de eucalipto, no município de Vargem Grande Paulista, SP.

O FSC® é o principal sistema internacional de certificação florestal do mundo. Presente em mais de 80 países, o selo identifica que a matéria-prima usada em produtos de origem florestal é proveniente de uma área manejada de forma socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.

Arquitetura do Amanhã 2: construindo negócios sustentáveis

Como principal setor consumidor de madeiras brasileiras, a indústria da construção pode ser também o endereço de oportunidades de novos negócios e de incentivo a práticas cada vez mais sustentáveis e transparentes. Este é o mote do segundo encontro promovido pelo Imaflora, “Arquitetura do Amanhã 2: Construindo Negócios Sustentáveis”, realizado no dia 7 de outubro, das 16h às 18h, no canal do YouTube da entidade, com participação de diversos convidados especiais e apoiadores.

Com inscrição gratuita, o evento buscou convidar o setor a refletir sobre o seu papel nas ações de redução de impactos ambientais na cadeia produtiva de madeiras brasileiras de florestas nativas e plantadas.

Agenda:

Arquitetura do Amanhã 2: Construindo Negócios Sustentáveis

Data: 07.10.2021

Horário: das 16h às 18h

Vídeo do evento, aqui.