Logo
Banner Mobile

GCRF Trade, Development and the Environment Hub

O projeto GCRF (Global Challenges and Research Fund) Trade, Development and the Environment Hub é uma iniciativa liderada pelo WCMC (World Monitoring Conservation Centre) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e financiado pela organização UK Research and Innovation.  Reúne 50 organizações de 15 países - entre estes está o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), no Brasil - para apoiar pesquisas sobre tendências e impactos das relações comerciais na conservação da natureza e no modo de vida das pessoas, com o objetivo de estimular o comércio mais justo e sustentável em escala global. 

No âmbito do projeto, Imaflora atua, em parceria com o Grupo de Políticas Públicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), no estudo das relações entre a cadeia produtiva da soja e o desmatamento nos biomas Amazônia e Cerrado. A pesquisa tem permitido, através de uma abordagem estatística econométrica, estabelecer relações causais entre o desmatamento e o cultivo da soja em propriedades rurais.

Em 2021, a soja ocupava 38,5 milhões de hectares no Brasil, área que produziu cerca de 37% do grão no mundo (CONAB, 2021). A commodity é o grão que ocupa mais área no país e esteve historicamente concentrada na região Sul. No entanto, a expansão para estados sob o domínio dos biomas Amazônia e Cerrado tem levantado questões sobre a relação da introdução da soja com o desmatamento ilegal. Apesar dessa relação não estar clara devido aos múltiplos fatores de influência no desmatamento, existem pontos que indicam a necessidade de aprofundamento dos estudos, como por exemplo o estado do Mato Grosso, que teve 27% do total desmatado entre 2012 e 2017 ocupado por fazendas produtoras de soja (Vasconcelos et al., 2020).

Grande parte da soja produzida - cerca de 65% - alimenta o mercado externo, que tem se mostrado cada vez mais exigente quanto ao cumprimento de acordos e  legislações ambientais para diminuir os riscos de desmatamento ilegal associados à cadeia, daí a importância de estudos que produzam informações sobre o local de origem dos produtos e sua relação com sistemas econômicos. 

Referências

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Portal de Informações Agropecuárias: Soja. Disponível em: . Acesso em: 20 jan 2021.

VASCONCELOS, A.; BERNASCONI, P.; GUIDOTTI, V.; et al. Illegal deforestation and Brazilian soy exports: the case of Mato Grosso. Trase.Earth, v. Issue Brie, n. June, p. 2–16, 2020.

Newsletter

Não perca nenhuma novidade ou oportunidade! Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail atualizações sobre nossos projetos, eventos, cursos, publicações e notícias do setor.


Contato

Sede

Escritórios

    © Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por MarkCom.