Sobre nós - Nossas raízes - Imaflora

COMPARTILHE

NOSSAS
RAÍZES

Nossas raízes

Nascemos em 1995, e como todo bom representante da geração Z, temos um cuidado especial com o meio ambiente, com as pessoas e com seus direitos. Acreditamos que o uso correto das florestas e de seus recursos é o legado que queremos deixar nesse mundo.


Somos uma ONG brasileira fundada em uma época em que as preocupações com a conservação do meio ambiente e a melhor forma de utilizar os elementos da natureza começaram a ecoar mundo afora.


Por meio de soluções inovadoras, construídas junto aos nossos parceiros, demonstramos que é possível mudar o mundo e:


•         Unir a produção com a conservação.

•         Combinar benefícios às pessoas, ao meio ambiente e a economia.

•         Reduzir as emissões de gases, que levam ao aquecimento global.


Atuamos em todo Brasil, com ações que contribuem para a conservação do meio ambiente, e também, melhorando e mantendo a qualidade de vida de trabalhadores rurais e florestais, populações tradicionais, indígenas, quilombolas, agricultores familiares e, todos nós.

<

NOSSA
MISSÃO

Incentivar e promover mudanças nos setores florestal e agrícola, visando a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e a geração de benefícios sociais.

NOSSA
VISÃO

Ser uma ONG com forte credibilidade nacional e internacional, por gerar transformações socioambientais, respeitada pelo seu posicionamento independente, pela transparência e pela gestão.

NOSSOS
VALORES

  • • Independência para ser e agir a partir dos nossos ideais;

  • • Abertura para assumir riscos estratégicos de forma consciente;

  • • Honestidade, transparência e coerência em nossas ações e relações;

  • • Respeito pela diversidade social, cultural, ambiental e econômica, valorização e reconhecimento de sua complexidade;

  • • Abertura e incentivo ao diálogo;

  • • Estímulo a espaços internos de reflexão, de convivência e de harmonia;

  • • Respeito pela equipe e valorização de cada participante dela;

  • • Acesso à certificação e sua aplicabilidade a qualquer empreendimento, independente do produto manejado, escala, intensidade da atividade e localização geográfica.

Nossa sede

NOSSA
REDE

A partir do diálogo com diferentes grupos da sociedade, criamos de forma coletiva soluções que transformam os elementos da natureza em potentes ferramentas para desenvolvimento sustentável. Nossas ações são sustentadas por nosso estatuto e conselho diretor, conduzidas por uma equipe experiente e articuladas junto a muitos parceiros, sejam eles consultores, hubbers ou mesmo outras organizações.

Nossa sede

NOSSA

SEDE

Nossa sede foi construída em solo piracicabano, no interior de São Paulo, onde a ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, universidade de nossos fundadores, está localizada.

Nosso espaço, agradável e acolhedor, inspira conexões, ideias e soluções. Nosso alicerce, edificado com base em nossos princípios, como a utilização de madeira certificada e outras tecnologias sustentáveis, narram outros aspectos da nossa história.

Agende sua visita enviando um e-mail para: [email protected]

Nossos frutos

NOSSOS FRUTOS

Estamos presentes em cinco biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa), trabalhando em uma área de 4.7 milhões de ha junto à 94 parceiros, 87 auditores(as) externos(as), 642 empresas e produtores do setor florestal, agropecuário e de carbono para beneficiar diretamente 86 mil pessoas. Confira nossa atuação e impactos positivos conquistados em nossos relatórios anuais.

PRÊMIOS

DATA

Vencedor do Prêmio Internacional de Inovação para a Alimentação e Agricultura Sustentáveis da ONU - Organizações das Nações Unidas, com o Origens Brasil®.

2019

Finalista do Katerva Award 2019, considerado o Nobel da Sustentabilidade, com o Origens Brasil®, na categoria: Mudança de Comportamento.

2019

Prêmio 100 Melhores ONGs.

2019

Prêmio Melhores Negócios para o Clima 2018 - com o Origens Brasil, entregue pelo Instituto Climate Ventures, organização com base na articulação de lideranças das esferas de clima, tecnologia e negócios.

2018

Prêmio 100 Melhores ONGs para se doar do Brasil. Iniciativa da Revista Época e Instituo Doar.

2017

Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, na categoria "Sociedade Civil-Ativismo", com o Observatório Cidadão de Piracicaba.

2017

Prêmio Von Martius de Sustentabilidade conferido pela Câmara de Comércio Industria Brasil-Alemanha, na categoria Tecnologia, com o Florestas de Valor.

2017

Finalista da Sétima Edição do Visionaris Brasil - Prêmio do banco suíço UBS ao Empreendedor Social. Imaflora foi representado por Luís Fernando Guedes Pinto.

2015

Imaflora entra na rede Ashoka de empreeendores sociais. Luís Fernando Guedes Pinto é reconhecido como Fellow Senior.

2014

Vencedor da 10ª edição do Prêmio Mário Covas, na categoria Governo Aberto, com o Projeto Observatório Cidadão de Piracicaba.

2014

Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente, conferido pela Câmara Municipal de Piracicaba.

2012

Finalista da 8ª edição do Prêmio Empreendedor Social 2012, promovido pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. Conferido a Luís Fernando Guedes Pinto, Gerente de Certificação Agrícola do Imaflora e Secretário Executivo na gestão 2005 - 2010.

2012

Prêmio Região do Cerrado Mineiro e Coocacer Monte Carmelo, reconhecimento pela atitude tomada para a conquista de uma Cefeicultura cada vez mais sustentável.

2012

Homenagem Meio Ambiente "José Luiz Guidotti" do Rotary Club de Piracicaba, pelo trabalho em defesa do meio ambiente.

2012

Organização integra Rede Clinton Global Initiative (CGI) como convidada.

2010-2011

Prêmio Madeira 2010, na categoria ONG. Conferido pela Associação Gaúcha de Empresas Florestais, no 5º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia.

2010

Câmara Municipal de Piracicaba - moção de aplausos pelos 15 anos do Imaflora.

2010

Organização é convidada a integrar a rede Clinton Global Initiative (CGI) - entre 2010 e 2011 .

2010

Organização é convidada a integrar a rede Clinton Global Initiative (CGI) - entre 2008 e 2010.

2010

Prêmio de melhor dissertação de mestrado da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural (SOBER) em reconhecimento à Maurício Voivodic, Gerente de Projetos do Imaflora, pela dissertação "Os desafios de legitimidade em sistemas multisetoriais de governança: Uma análise do Forest Stewardship Council".

2010

Finalista do Prêmio Empreendedor Social, iniciativa da Ashoka-McKinsey.

2006