Nascemos em 1995, e como todo bom representante da geração Z, temos um cuidado especial com o meio ambiente, com as pessoas e com seus direitos. Acreditamos que o uso correto das florestas e de seus recursos é o legado que queremos deixar nesse mundo.
Somos uma ONG brasileira fundada em uma época em que as preocupações com a conservação do meio ambiente e a melhor forma de utilizar os elementos da natureza começaram a ecoar mundo afora.
Por meio de soluções inovadoras, construídas junto aos nossos parceiros, demonstramos que é possível mudar o mundo e:
• Unir a produção com a conservação.
• Combinar benefícios às pessoas, ao meio ambiente e a economia.
• Reduzir as emissões de gases, que levam ao aquecimento global.
Atuamos em todo Brasil, com ações que contribuem para a conservação do meio ambiente, e também, melhorando e mantendo a qualidade de vida de trabalhadores rurais e florestais, populações tradicionais, indígenas, quilombolas, agricultores familiares e, todos nós.
A partir do diálogo com diferentes grupos da sociedade, criamos de forma coletiva soluções que transformam os elementos da natureza em potentes ferramentas para desenvolvimento sustentável. Nossas ações são sustentadas por nosso estatuto e conselho diretor, conduzidas por uma equipe experiente e articuladas junto a muitos parceiros, sejam eles consultores, hubbers ou mesmo outras organizações.
Nossa sede foi construída em solo piracicabano, no interior de São Paulo, onde a ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, universidade de nossos fundadores, está localizada.
Nosso espaço, agradável e acolhedor, inspira conexões, ideias e soluções. Nosso alicerce, edificado com base em nossos princípios, como a utilização de madeira certificada e outras tecnologias sustentáveis, narram outros aspectos da nossa história.
Estamos presentes em cinco biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa), trabalhando em uma área de 68,5 milhões de hectares, aproximadamente 76 mil Maracanãs. Confira o impacto das nossas ações, aqui: Imaflora em Campo.
2019 - Vencedor do Prêmio Internacional de Inovação para a Alimentação e Agricultura Sustentáveis da ONU - Organizações das Nações Unidas, com o Origens Brasil®.
2019 - Finalista do Katerva Award 2019, considerado o Nobel da Sustentabilidade, com o Origens Brasil®, na categoria: Mudança de Comportamento.
2019 - Prêmio 100 Melhores ONGs.
2018 - Prêmio Melhores Negócios para o Clima 2018 - com o Origens Brasil, entregue pelo Instituto Climate Ventures, organização com base na articulação de lideranças das esferas de clima, tecnologia e negócios.
2017 - Prêmio 100 Melhores ONGs para se doar do Brasil. Iniciativa da Revista Época e Instituo Doar.
2017 - Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, na categoria "Sociedade Civil-Ativismo", com o Observatório Cidadão de Piracicaba.
2017 - Prêmio Von Martius de Sustentabilidade conferido pela Câmara de Comércio Industria Brasil-Alemanha, na categoria Tecnologia, com o Florestas de Valor.
2014 - Imaflora entra na rede Ashoka de empreeendores sociais. Luís Fernando Guedes Pinto é reconhecido como Fellow Senior.
2014 - Vencedor da 10ª edição do Prêmio Mário Covas, na categoria Governo Aberto, com o Projeto Observatório Cidadão de Piracicaba.
2012 - Prêmio Chico Mendes de Ecologia e Meio Ambiente, conferido pela Câmara Municipal de Piracicaba.
2012 - Prêmio Região do Cerrado Mineiro e Coocacer Monte Carmelo, reconhecimento pela atitude tomada para a conquista de uma Cefeicultura cada vez mais sustentável.
2012 - Homenagem Meio Ambiente "José Luiz Guidotti" do Rotary Club de Piracicaba, pelo trabalho em defesa do meio ambiente.
2010-2011 - Organização integra Rede Clinton Global Initiative (CGI) como convidada.
2010 - Prêmio Madeira 2010, na categoria ONG. Conferido pela Associação Gaúcha de Empresas Florestais, no 5º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia.
2010 - Câmara Municipal de Piracicaba - moção de aplausos pelos 15 anos do Imaflora.
2010 - Organização é convidada a integrar a rede Clinton Global Initiative (CGI) - entre 2010 e 2011 .
2010 - Organização é convidada a integrar a rede Clinton Global Initiative (CGI) - entre 2008 e 2010.
2010 - Prêmio de melhor dissertação de mestrado da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural (SOBER) em reconhecimento à Maurício Voivodic, Gerente de Projetos do Imaflora, pela dissertação "Os desafios de legitimidade em sistemas multisetoriais de governança: Uma análise do Forest Stewardship Council".
2006 - Finalista do Prêmio Empreendedor Social, iniciativa da Ashoka-McKinsey.