Notícias - Cacuí e Movimento Dandô realizam mostra de expressão cultural e musical indígena em Piracicaba - Imaflora

COMPARTILHE

Cacuí e Movimento Dandô realizam mostra de expressão cultural e musical indígena em Piracicaba

24/04/2024

Autor(a): Imaflora

No mês da Mata Atlântica, o Movimento Dandô Piracicaba e o Cacuí (Centro de Aprendizagem e Cultura Imaflora) promovem uma noite dedicada à celebração do bioma com uma programação artística e cultural. Aberto ao público, o evento ocorrerá no dia 9 de maio, das 18h às 22h30, na sede do Imaflora, situado à Estrada Chico Mendes, 185. 

O encontro contará com a presença especial de Werá Alcides Campos, uma proeminente jovem liderança do Povo Guarani da Aldeia Tenondé Porã, que falará das perspectivas e desafios da juventude indígena que circunda as grandes metrópoles brasileiras, situadas no bioma da Mata Atlântica. 

Em um segundo momento, o Movimento Dandô traz a artista visitante e cantautora, Anabel Andrés, que atuou junto ao povo guarani por mais de 4 anos, inscrevendo essa cultura na sua produção artística. Ela compartilhará com o público sua obra autoral, composta a partir desse intercâmbio e luta em favor dos povos originários.

Conforme a tradição do Movimento Dandô, a noite terá como guiada uma artista local. Nessa ocasião, a anfitriã será a cantora e música-educadora piracicabana Nina Neder. Conhecida por mesclar sonoridades brasileiras, seus projetos artístico-pedagógicos instigam a dissolução de fronteiras políticas e dão à música uma dimensão de exercício de liberdade e autopercepção. 

O público também poderá conhecer as obras de artesãos, incluindo cerâmica, arte de madeira e artesanato Guarani, promovendo um intercâmbio de técnicas e culturas. A entrada é gratuita, a partir de reserva prévia pelo Sympla (bit.ly/cacui_dando). Um sistema de contribuição consciente estará disponível no local.


A parceria entre Cacuí e o Movimento Dandô Piracicaba terá continuidade ao longo do ano com uma série de eventos culturais, previstos para celebrar marcos especiais, como o Dia Internacional da Agricultura Familiar, em 25 de julho; o aniversário de 1 ano do Cacuí, em 19 de setembro; e um encerramento, em 28 de novembro.


Serviço

O que: Mostra Cultural e musical - Cacuí e Movimento Dandô

Onde: Imaflora - Estrada Chico Mendes, 185 - Piracicaba

Quando: 9/05, às 18h

Ingresso: gratuito, retirada de ingresso no bit.ly/cacui_dando 


Sobre o Cacuí
Inaugurado pelo Imaflora em setembro de 2023, o Centro de Aprendizagem e Cultura Imaflora (CACUÍ) visa a potencialização de protagonistas socioambientais no Brasil em busca de soluções para enfrentar as emergências que desafiam nosso planeta. O CACUÍ reúne, em uma agenda nacional, itinerante e diversa, as principais lideranças empresariais, do terceiro setor e pessoas comprometidas com a sustentabilidade, ampliando canais de diálogo e tornando a jornada de sensibilização e ação socioambiental mais inclusiva e colaborativa. Além disso, o CACUÍ é um espaço de ação e interação comunitária e territorial, promovendo saberes socioambientais através de iniciativas artísticas e culturais autorais.

Sobre o Movimento Dandô

O Dandô - Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques é uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e afins. Idealizado pela cantautora paulistana Kátya Teixeira, é desenvolvido e realizado por uma rede de diversos coletivos, mobilizadores locais, artistas, instituições, produtores culturais e apoiadores. O nome do projeto faz homenagem a Dércio Marques, um dos artistas que mais fez pela arte nos “Brasis”, conectando pessoas e entrelaçando saberes por ibero-latino-américa. O Movimento Dandô abraça todas as linguagens artísticas presentes em nosso mutirão.

Apoio técnico e financeiro: PROTER - Programa da Terra
Produção: Empório Produções e Natural Studio 


BIOGRAFIAS

Anabel Andrés

Desde 2009, Anabel Andrés trabalha com o povo Guarani, desenvolvendo projetos que promovem o intercâmbio cultural e o fortalecimento das tradições indígenas. Ela atuou no Programa Aldeias, contribuindo para o plantio de alimentos tradicionais e compartilhando conhecimentos sobre ervas medicinais entre comunidades de São Paulo e Paraná. Anabel continua sendo uma voz ativa na luta pelos direitos dos povos originários e pela demarcação de territórios indígenas.


Nina Neder
Educadora musical e cantora, Nina Neder formou-se pela Unicamp e é especialista em folclore argentino, integrando-o às sonoridades brasileiras em projetos que visam dissolver fronteiras culturais. Atua como sonoplasta, lidera oficinas de voz e música para crianças com o grupo Cantavento, e participa ativamente em iniciativas de saúde mental e educação. Sua abordagem pedagógica e artística enriquece a experiência musical, promovendo a cultura e a sensibilização de públicos variados.


Werá Alcides

Aos 35 anos, Werá Alcides é uma liderança emergente da aldeia Tenondé Porã, contribuindo de maneira significativa para a preservação ambiental e promoção da cultura Guarani. Na aldeia Kalipety, ele se destaca como agente ambiental e guia de turismo, educando visitantes sobre práticas sustentáveis e a rica tradição cultural de seu povo. Werá também é conhecido por sua habilidade artística em entalhar figuras animais em madeira, uma tradição que transmite a beleza e a importância da fauna local.