Projetos - Imaflora

COMPARTILHE

Projetos

Origens Brasil
Origens Brasil® Origens Brasil®

O Origens Brasil® foi idealizado e articulado em parceria com o Instituto Socioambiental – ISA , e com participação da sociedade civil, comunidades e empresas. Trata-se de um sistema de garantia, que surgiu para dar mais transparência às cadeias de produtos da floresta, e ajudar os consumidores a identificar empresas e produtos que valorizam e respeitam, em suas práticas comerciais, os povos indígenas e comunidades tradicionais e seus territórios.

VER MAIS
Caminhos da Floresta Caminhos da Floresta

O projeto “Caminhos da Floresta: Modelos de Negócios Comunitários Inovadores para a Amazônia” pesquisa arranjos econômicos na comercialização de produtos florestais como a castanha-do-Brasil, sementes, óleos, artesanatos, pequenas plantações de cacau, frutas, guaraná, legumes e alimentos em geral.

VER MAIS
Código Florestal Código Florestal

O Código Florestal, ou Lei Florestal, é o instrumento legal que trata da vegetação nativa em terras privadas, estabelecendo as normas para a conservação das florestas, determinando as condições para o seu uso, seu cancelamento de uso e recuperação. O propósito do Imaflora é trabalhar para que a Lei sirva ao seu objetivo de colaborar para o desenvolvimento sustentável do País.

VER MAIS
Governo Aberto Governo Aberto

O trabalho do Imaflora busca influenciar a construção de políticas florestais, agrícolas e climáticas que contenham os princípios de um Governo Aberto: transparência nas decisões e na prestação de contas à sociedade, participação e controle social das políticas, além do uso de tecnologias que facilitem o cumprimento desses objetivos. Esses quatro princípios, juntos, estabelecem uma nova relação entre governo e sociedade, em que prevalece o diálogo e a criação conjunta, trazendo diversos benefícios.

VER MAIS
Observatório Cidadão
Observatório Cidadão Observatório Cidadão

Por ser o município que sedia o Imaflora, Piracicaba foi escolhida como alvo deste projeto que tem o objetivo de contribuir para a construção de um modelo de cidade sustentável. O trabalho é desenvolvido a partir do fortalecimento e da capacitação da sociedade, para que possa intervir e influenciar nas políticas públicas da cidade.

VER MAIS
Atlas da agropecuaria brasileira
Atlas - Agropecuária Brasileira Atlas - Agropecuária Brasileira

O Atlas é uma iniciativa para gerar e espalhar conhecimento sobre a agropecuária brasileira. Pretende facilitar o entendimento sobre onde, o que, quanto, quem, como e com quais consequências se produz no Brasil. A plataforma, que é totalmente digital, organiza e disponibiliza dados originais e secundários sobre o setor agropecuário, reunindo informações sobre o uso da terra, setor agrícola, a distribuição, produção e produtividade das culturas em séries históricas.

VER MAIS
Timberflow
Timberflow Timberflow

A plataforma Timberflow foi desenvolvida pelo Imaflora, com o apoio da Fundação Good Energies, com o objetivo de facilitar a visualização de todas as etapas da produção de madeira da Amazônia, com base nos dados dos sistemas oficiais de controle de produtos florestais (DOF/SINAFLOR, SISFLORA Mato Grosso e SISFLORA Pará). A primeira versão foi desenvolvida e colocada para uso aberto em 2017, utilizando-se, principalmente, dos dados individualizados de empresas que produzem madeira no estado do Pará.

VER MAIS
Pira no Clima Pira no Clima

O projeto Pira no Clima atua para que o município de Piracicaba construa e implemente um Plano Municipal Participativo de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, utilizando princípios metodológicos e objetivos finais que buscam ampliar a participação e combater as desigualdades de gênero, ao mesmo tempo em que geram e difundem dados sobre o município.

VER MAIS
Programa Nespresso Programa Nespresso

O Imaflora é responsável pela assistência técnica na cadeia de valor do café verde para mais de 2.500 fazendas que abastecem a Nespresso, no Brasil e no mundo. O Programa Nespresso é um projeto da Nestlé, que envolve o pagamento de prêmios a fornecedores pela adoção de práticas sustentáveis durante o manejo do café.

VER MAIS
Programa ELO Programa ELO

Os padrões de sustentabilidade estão cada vez mais disseminados entre os produtores de cana-de-açúcar que recebem auxílio às suas práticas de plantio e produção por meio do Programa ELO, verificado pelo Imaflora em parceria com a Fundação Solidaridad e desenvolvido pela Raízen.Foto: Banco de imagens Raízen

VER MAIS