
Comunidades e Áreas Protegidas
Queremos provocar transformações reais e significativas nas regiões onde atuamos. Para isso, buscamos práticas inovadoras de gestão e uso da terra, que aliem a conservação dos recursos da natureza, geração de renda e garantia dos direitos às populações locais e trabalhadores. Com isso, pretendemos fortalecer as comunidades que vivem na região e suas relações com os poderes públicos, empresas e entidades privadas.
A nossa intenção é criar modelos que possam ser replicados em outras regiões, multiplicando os benefícios: qualidade de vida, conservação e uso sustentável dos recursos florestais e agropecuários.
Florestas de Valor
Origens Brasil ®
O Origens Brasil® é uma iniciativa inovadora, administrada pelo Imaflora, com forte
componente tecnológico, de comunicação e conexão comercial, desenhado para ser um negócio social
e escalável.
Somos uma rede que conecta empresas e consumidores às cadeias produtivas sustentáveis em áreas
protegidas na Amazônia, gerando valor para a floresta em pé e para os povos da floresta que
vivem dela.
O Origem Brasil® possui um sistema de garantia de origem e rastreabilidade, usando a tecnologia e comunicação para aproximar quem produz de quem compra. Através da articulação e conexão em rede dos diferentes atores da cadeia de produção, e através do nosso sistema de garantia, promovemos relações comerciais com menos intermediários, mais transparentes, éticas e com maior valor agregado, gerando renda e valorização, para atividades que ajudam a manter a Amazônia de pé.
Por meio de um QR Code - que já é o próprio logotipo do Origens Brasil® -, o consumidor tem acesso a informações que vem da plataforma sobre o produtor, sua cultura, território de origem, forma de produção e comercialização do produto, através do celular.
SAIBA MAIS:
Site: www.origensbrasil.org.br | https://youtu.be/jeOzXwSEeeE
Redes sociais:@origensbrasil (instagram, facebook e linkedin)


Caminhos da Floresta
O projeto “Caminhos da Floresta: Modelos de Negócios Comunitários Inovadores para a Amazônia” pesquisa arranjos econômicos na comercialização de produtos florestais como a castanha-do-Brasil, sementes, óleos, artesanatos, pequenas plantações de cacau, frutas, guaraná, legumes e alimentos em geral.
As comunidades extrativistas, que vivem em torno das áreas protegidas (Unidades de Conservação da Natureza, Terras Indígenas e Terras Quilombolas), geralmente vivem da extração e comercialização desses produtos. No entanto, muitas vezes, têm dificuldade em manter-se com a renda da coleta e da agricultura.
Assim, o projeto Caminhos da Floresta estuda diferentes arranjos bem sucedidos que permitem alavancar a comercialização de produtos das comunidades extrativistas mais vulneráveis e divulga as experiências positivas com outros grupos e suas organizações – cooperativas e associações - a fim de poder contribuir com o aumento da geração de renda e fortalecer as iniciativas de negócios locais. Confira os estudos desenvolvidos:
Caminhos da Floresta: Modelos de Negócios Comunitários Inovadores para a Amazônia
Diário De Bordo 2: Sistematização de 3 Modelos de Negócios
Diário De Bordo 3: Sistematização de Entrevistas Realizadas
Diário de Bordo 6: Sistematização de Pesquisa sobre Modelos de Marketing
Diário De Bordo 7: Conhecendo o Sistema Tributário Brasileiro
Para mais informações: [email protected]