Notícias - Casal de produtores apoiados pelo Projeto Cacau 2030 ganha pela segunda vez consecutiva o Concurso de Qualidade de Cacau Capixaba - Imaflora

COMPARTILHE

Casal de produtores apoiados pelo Projeto Cacau 2030 ganha pela segunda vez consecutiva o Concurso de Qualidade de Cacau Capixaba

06/11/2023

Autor(a): Imaflora

Casal de produtores apoiados pelo Projeto Cacau 2030 ganha pela segunda vez consecutiva o Concurso de Qualidade de Cacau Capixaba

Pelo segundo ano consecutivo, a amêndoa dos produtores Edio Ramos Schimit e Aricelda Trevezani Schimit, de Doutor Jones Lagoa Terra Alta, em Linhares (ES), foi eleita a melhor do Espírito Santo em cerimônia de premiação da 7ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba, em 1º de novembro. Eles ficaram em primeiro lugar na categoria Linhares.

Segundo Vitor França, coordenador de projetos e serviços do Imaflora, o casal é apoiado pelo Projeto Cacau 2030/Imaflora. “A Aricelda participou do intercâmbio que promovemos com produtores da Bahia e de outras capacitações. É um trabalho familiar que tem gerado um excelente resultado”, conta França.

O Cacau 2030 também financiou a análise das amêndoas, parte da programação do concurso. Ao todo, 35 amostras foram selecionadas para avaliação do Centro de Inovação do Cacau (CIC), em Ilhéus (BA). Edio e Aricelda se tornaram, com o título, bicampeões do concurso, com nota 7,62. “O conhecimento sobre o cacau e sobre as qualidades das amêndoas, que tivemos durante os cursos e eventos que participamos nos ajudaram a vencer o concurso pela segunda vez”, explica Aricelda.

A produtora destacou a importância do intercâmbio com cacauicultores baianos, promovido pelo Projeto Cacau 2030/Imaflora. “Foi muito aprendizado, muito mesmo. E queremos continuar evoluindo, melhorando cada vez a qualidade das amêndoas e da nossa plantação.”

Na categoria Demais Municípios do Espírito Santo, Ângela Teodorico da Silva, do Sítio Panorama, venceu com nota 7,06. Estiveram presentes no evento, representantes dos governos estadual e federal, do legislativo municipal, de instituições e empresas ligadas ao setor cacaueiro, e de associações de produtores e sindicatos da região.

Cacau 2030 

O projeto do Imaflora, em parceria com Fundação Renova, foi lançado em agosto de 2022 e tem como foco os pequenos e médios produtores de cacau.

Além de apoio em capacitação, geração de renda e bem-estar social, a iniciativa prevê acesso ao crédito rural, aprimoramento da cadeia de mudas e sementes de cacau, e foco no aumento da produtividade e qualidade das amêndoas.

O Imaflora é o principal responsável pela condução e pela gestão da iniciativa em território capixaba. Já a Fundação Renova faz parte da governança, dentro dos comitês de Gestão e de Operacionalização.