Notícias - Imaflora participa de debate sobre os desafios e perspectivas para o manejo florestal comunitário e familiar em Porto de Moz, no Pará - Imaflora

COMPARTILHE

Imaflora participa de debate sobre os desafios e perspectivas para o manejo florestal comunitário e familiar em Porto de Moz, no Pará

25/03/2024

Autor(a): Imaflora

Marco Lentini, especialista florestal do Imaflora, representou o Instituto em debate no seminário "Floresta da Gente - uma Agenda Positiva para o Manejo Florestal Comunitário, Conservação e Proteção do Território, Resex Verde para Sempre”, realizado em Porto de Moz (PA), nos dias 19 a 21 de março. O evento levantou reflexões cruciais sobre os desafios e perspectivas para o manejo florestal comunitário e familiar no Brasil e marcou o encerramento do projeto "Manejo Sustentável de Florestas de Produção em Nível Comercial na Amazônia Brasileira", liderado pela Embrapa.

O projeto, também conhecido como "Bom Manejo", tem como essência a consolidação de ferramentas para o manejo florestal responsável e a capacitação de centros de treinamento e universidades na região amazônica. A iniciativa, que teve início em 2017, é realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Oriental, em colaboração com a Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO) e o governo japonês, com o acompanhamento da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.

O manejo florestal responsável busca práticas de exploração de baixo impacto ambiental, visando reproduzir o ciclo natural da floresta e preservar sua biodiversidade, produtividade e capacidade de regeneração. A presença de lideranças comunitárias da Reserva Extrativista Verde para Sempre foi um diferencial significativo ao evento.

Lentini destaca o valor das reflexões trazidas pelas lideranças locais. “Essencialmente, o projeto gerou um ferramental importante para apoiar empresas e comunidades a planejar, implementar e monitorar o manejo florestal. A presença de lideranças comunitárias da Reserva Verde Para Sempre foi fundamental para aterrissar reflexões importantes sobre o cenário do manejo florestal comunitário e familiar”, avalia.

Assim, o seminário representou não apenas um momento de encerramento de um importante projeto, mas também uma oportunidade de diálogo e troca de experiências entre pesquisadores, técnicos, especialistas, representantes governamentais e comunidades locais, visando promover práticas responsáveis de manejo florestal e conservação do território amazônico.