Notícias - Sua fazenda é sustentável? Você pode ganhar este prêmio. Saiba como - Imaflora

COMPARTILHE

Sua fazenda é sustentável? Você pode ganhar este prêmio. Saiba como

22/02/2024

Autor(a): Imaflora

Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Prêmio Fazenda Sustentável, uma iniciativa da Globo Rural que reconhece as boas práticas sociais, ambientais e de governança de propriedades rurais brasileiras de todos os tamanhos.

Leia o regulamento do Prêmio Fazenda Sustentável
Acesse aqui e inscreva agora a sua propriedade

As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do Prêmio Fazenda Sustentável. O antes de inscrever sua propriedade, não deixe de ler o regulamento do prêmio. O acesso aos formulários de inscrição do prêmio estará disponível até 17 de março.

Conheça o Prêmio Fazenda Sustentável

Com patrocínio da Cargill, apoio metodológico do Imaflora e do Rabobank, o prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de produtores com práticas exemplares que equilibram aspectos ambiental, social e econômico da atividade agropecuária.

“O prêmio sempre nos surpreende com histórias emocionantes e nos revela fazendas incríveis, de diferentes regiões do país. Já vimos vencedores que produzem alimentos orgânicos, cafés especiais até viveiros de mudas nativas, como foi o caso do ano passado. Talvez a maior missão desse prêmio seja a de inspirar todo o setor produtivo e mostrar, de forma prática, que é possível obter excelentes resultados financeiros com respeito à natureza e às pessoas”, afirma Cassiano Ribeiro, editor-executivo da Globo Rural.

Neste ano, o Imaflora será o parceiro responsável pela avaliação das fazendas inscritas. O prêmio oferece um estímulo para a adoção de práticas sustentáveis e ajuda os produtores a mostrarem à sociedade o trabalho que realizam no campo, avalia Eduardo Trevisan, gerente de cadeias agropecuárias do Imaflora.

O Rabobank, parceiro que participa do prêmio desde sua primeira edição, atua em três etapas de análise dos candidatos. Na primeira, os técnicos verificam se a fazenda tem alguma infração ambiental ou trabalhista e também se tem todas as licenças de operação e a regularização no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A segunda fase é a de análise financeira.

“Na última etapa, os agrônomos do Rabobank vão até a propriedade para realizar o perfil socioambiental. Essa análise gera uma nota para cada fazenda e avalia critérios ambientais, trabalhistas, sociais e as boas práticas”, detalha Bianca Larussa, analista de sustentabilidade do banco.

A revelação das fazendas vencedoras ocorrerá em um evento especial de premiação em São Paulo, e as histórias dos produtores entrarão em edições especiais da revista Globo Rural, além do Valor, do jornal O Globo, da Rádio CBN, site e nas redes sociais da Globo Rural. No ano passado, a premiação avaliou 44 fazendas de diferentes tamanhos e premiou nove produtores — primeiro, segundo e terceiro colocados nas categorias pequena, média e grande propriedade. Os campeões de 2023 estão distribuídos pelas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e dedicam-se a atividades como cultivo de café, cana-de-açúcar, soja, milho, cacau, frutas e hortigranjeiros.