Notícias - Apoiado pelo Imaflora, programa Olhos da Floresta integra agricultura familiar, capacitação e tecnologia desde 2016 - Imaflora

COMPARTILHE

Apoiado pelo Imaflora, programa Olhos da Floresta integra agricultura familiar, capacitação e tecnologia desde 2016

11/05/2022

Autor(a): Imaflora

Encontro realizado na tarde de 09 de maio celebrou a parceria do Imaflora com a Coca-Cola Foundation através da GETF (Global Environment & Technology) na realização do Olhos da Floresta e marcou as atividades deste ano. A videoconferência reuniu 25 pessoas entre técnicos, parceiros e representantes de comunidades beneficiadas pelo programa.

Criado em 2016, o Olhos da Floresta apoia a produção de guaraná no estado do Amazonas. Por meio das atividades, mais de 350 agricultores recebem acompanhamento e orientações para o trabalho nas lavouras, garantindo a profissionalização do cultivo e a rastreabilidade do produto.

Eduardo Trevisan Gonçalves, gerente de Cadeias Agropecuárias do Imaflora, abriu o encontro lembrando do início dos trabalhos há seis anos, em Presidente Figueiredo – AM. “Hoje já atuamos em 15 municípios do estado. Com este trabalho, o Olhos da Floresta demonstra os benefícios do contato direto com os produtores e nos dá a oportunidade de apoiar e aprimorar estratégias de agricultura familiar”.

Mais próximo do dia a dia das lavouras, Philippe Schmal, coordenador de projetos do Imaflora, atua em campo e lembra da importância do princípio da coletividade que se expressa no conceito Puxirum. “Gerado do linguajar tupi, o Puxirum, significa Mutirão, prática social e cultural ocorrente em áreas rurais por grupo de pessoas para desenvolver um trabalho coletivo. A intenção do Imaflora no projeto é adotar o Puxirum, a colaboração e o trabalho coletivo entre as organizações e beneficiários em prol de uma meta, o progresso no processo produtivo do guaraná, principalmente. Dessa forma, ainda que a maior demanda das comunidades seja pela capacitação, tudo é realizado como estímulo à perpetuação do conhecimento e da realização do trabalho no coletivo”. 

Philippe observa ainda, que o Imaflora busca sempre ouvir as comunidades e levar inovação aos produtores. Ele lembra que neste momento, estão sendo implementadas ferramentas digitais para orientação e acompanhamento do trabalho nas lavouras.

Ao longo do ano, o programa prevê ainda investimentos para a melhoria na infraestrutura operacional das cooperativas e nas unidades de beneficiamento do guaraná, além de novos ciclos de capacitações dos produtores.

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1995 sob a premissa de que a melhor forma de conservar as florestas tropicais é dar a elas uma destinação econômica, associada a boas práticas de manejo e à gestão responsável dos recursos naturais. O Imaflora busca influenciar as cadeias produtivas dos produtos de origem florestal e agrícola, colaborar para a elaboração e implementação de políticas de interesse público e, finalmente, fazer a diferença nas regiões em que atua, criando modelos de uso da terra e de desenvolvimento sustentável que possam ser reproduzidos em diferentes municípios, regiões e biomas do país.