Notícias - Imaflora participa ativamente do sistema de governança global do FSC® - Imaflora

COMPARTILHE

Imaflora participa ativamente do sistema de governança global do FSC®

30/04/2021

Autor(a): Imaflora

Instituto é reconhecido por sua atuação nos Grupos de Trabalho do sistema de governança FSC.

O sistema de governança do FSC (Forest Stewardship Council®) internacional convoca seus membros e parceiros de diversos interesses (empresas, organizações sociais e pesquisadores) para definir “referências globais para o manejo florestal e entregar resultados significativos para as florestas e as pessoas que dependem delas”. Empresas, organizações sociais, ambientais e até pessoas físicas podem participar das Câmaras Econômica, Social e Ambiental que votam moções e debatem temas relacionados ao sistema FSC.

Para o funcionamento do sistema, uma vez que a moção é aprovada, são formados Grupos de Trabalho (GT) onde as questões apontadas são encaminhadas e resolvidas. O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), além de fazer parte da Câmara Econômica – integrada por todas as organizações com interesses predominantemente econômicos (o que acaba incluindo as certificadoras) -, participa ativamente de diferentes GTs como forma de contribuir com sua experiência de trabalho em campo para promover o bom manejo de florestas no Brasil e no mundo.

Vinculado ao FSC Internacional, o instituto atua como membro do Grupo de Trabalho Técnico de Abordagens Baseadas em Risco, que passou a integrar em 2020 com o objetivo de revisar as abordagens definidas para avaliar e interpretar as normas e padrões nacionais de manejo florestal baseadas em potenciais riscos de seus países.

O Imaflora também é membro do Grupo de Trabalho que está revisando a norma 20-007 que define as práticas e o funcionamento das auditorias para certificação do manejo florestal e do Grupo de Trabalho Técnico da Política de Associação, que busca consolidar e aperfeiçoar mecanismos de garantias reputacionais para organizações associadas ou candidatas à associação com o sistema; além de participar do Grupo de Trabalho Técnico da Norma para processos de certificação de manejo florestal, que define os requisitos exigidos de todas as certificadoras para realizar um processo de certificação.

Dentro do contexto nacional, relacionado ao FSC Brasil, o Imaflora atua como conselheiro junto ao Comitê de Desenvolvimento de Padrões (CDP), Especialistas Técnicos para o desenvolvimento de padrões do FSC® Brasil, onde tem o papel de oferecer inputs técnicos ao grupo apoiado em contribuir tecnicamente com a adaptação e o desenvolvimento das alterações nos padrões nacionais que se aplicam ao Brasil pelo sistema de certificação internacional, agregando sua experiência de campo e conhecimento da realidade brasileira do setor florestal.

Nesse mesmo contexto, o Imaflora faz parte, ainda, do Triálogo FSC® + ASI + Certificadoras, espaço que reúne representantes das diferentes certificadoras existentes no mundo, o FSC® Internacional e a ASI (Assurance Services International), sendo o Imaflora a única organização brasileira a participar deste grupo, que discute as melhores formas de atuação harmônica entre as diferentes entidades participantes; do Grupo de Trabalho de Geoprocessamento, ajudando a construir, junto com o FSC, soluções de tecnologia e geoprocessamento no processo das auditorias, o que pode aprimorar as verificações em campo e trazer maior credibilidade e transparência para os certificados; e do GT Valorização da Marca , sendo que este último tem como objetivo mapear e realizar ações para aumentar a visibilidade da marca FSC e, consequentemente, seu mercado.

Como consequência da sua atuação nacional e internacional neste sistema, o Imaflora foi convidado pela segunda vez para conduzir o teste de campo piloto da norma de grupos (FSC-STD-30-005), tanto pela frente de plantações como de comunidades e, recentemente, tornou-se a primeira certificadora socioambiental da América Latina habilitada pela Assurance Services International (ASI) a poder oferecer treinamento de Auditores FSC para cadeia de custódia e manejo florestal.

Nossa história junto ao FSC®

O instituto já acumula uma série de contribuições para o sistema. Em 2014, o Imaflora teve grande influência na definição das diretrizes do padrão vigente nacional aplicada para as certificações de plantios florestais (FSC-STD-BRA-01-2014 V1-1 – PT Plantações Harmonizado) manejo florestal de plantações. Na época, o padrão interino (temporário) desenvolvido pelo Imaflora foi o principal padrão utilizado como base para desenvolvimento do padrão nacional do FSC utilizado atualmente.

Já em 2015, o Imaflora atuou no processo internacional de elaboração dos indicadores genéricos internacionais (IGIs), com o objetivo de assegurar a implementação coerente dos princípios e critérios do FSC em todo o mundo. No Brasil, os Padrões Nacionais de Manejo Florestal são divididos e aplicados em três contextos: Florestas Nativas, Plantações Florestais e para Pequenos Produtores e Comunidades.

Adicionalmente, o Imaflora acumula, desde sua fundação, experiência de participação ativa nas Assembleias Gerais do FSC Internacional, inclusive contribuindo com a definição, proposição e apoio a diversas moções, determinações que pautam e orientam as atividades executivas do sistema.

Sobre o FSC®

O FSC é o principal sistema internacional de certificação florestal do mundo. Presente em mais de 80 países, o selo identifica que a matéria-prima usada em produtos de origem florestal é proveniente de uma área manejada de forma socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Fundado em 1994 como resposta às preocupações sobre o desmatamento global, a organização é um fórum pioneiro, que reúne vozes de todo o mundo e conta com representantes de diferentes interesses (social, ambiental e econômico) com o objetivo de definir o equilíbrio para que o manejo florestal seja “ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável”, e quais são as ferramentas e recursos favoráveis à uma mudança positiva e duradoura nas florestas e nos povos que nela habitam.