Notícias - Imaflora realiza sua primeira verificação em fazenda de pesquisa agronômica no Brasil - Imaflora

COMPARTILHE

Imaflora realiza sua primeira verificação em fazenda de pesquisa agronômica no Brasil

28/11/2022

Autor(a): Imaflora

O Instituto realizou 21 verificações SAI neste ano, mas o Centro de Citricultura do Instituto Agronômico (IAC) representa a primeira fazenda de pesquisa agronômica, vinculado ao governo de São Paulo, a obter tal verificação internacional de sustentabilidade no Brasil.

O Brasil, como um dos principais produtores agrícolas do mundo, precisa fomentar ações que favoreçam a sustentabilidade na agricultura. Em busca do aperfeiçoamento ambiental, social e econômico dos citricultores de pequenas propriedades, o Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico (IAC), em parceria com a Solidaridad, investiu em várias etapas de organização e implementação de dados e processos, durante cerca de um ano. Esses processos envolveram desde o cuidado com a segurança do trabalhador, a tomada de registros de operações e manutenção de históricos de uso de produtos, estoque e descarte correto de embalagens, organização administrativa e sinalização de riscos, até o estabelecimento de infraestrutura apropriada para abastecimento de máquinas, por exemplo.

Após investimentos e adequações realizados, o centro conquistou o selo Ouro Farm Sustainability Assessment (FSA) ou Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda no final de outubro de 2022. Isso significa que todas as áreas da Unidade do IAC, em Cordeirópolis, interior paulista, incluindo campos experimentais, jardins clonais e estufas, estão de acordo com padrões internacionais de sustentabilidade. Além de proporcionar qualidade e confiança a consumidores, o objetivo com essa certificação é engajar agricultores no fluxo das melhorias e criar um roteiro para avanços contínuos.

Criada em 2002, a SAI é uma organização mundial sem fins lucrativos que ajuda a transformar o abastecimento e a produção da indústria de alimentos e bebidas de forma mais sustentável. A plataforma é pioneira na promoção da agropecuária sustentável em todo o mundo, possibilitando que seus membros compartilhem conhecimentos, criem soluções para desafios comuns e promovam a agropecuária sustentável em um ambiente pré-competitivo.

De acordo com o pesquisador e diretor do Centro de Citricultura IAC, da Secretaria de Agricultura, Dirceu Mattos Jr., no cenário em que a sustentabilidade já aparece como um tema inegociável na agricultura, a verificação traz ao consumidor a possibilidade de conhecer a origem e a qualidade do produto consumido, criando confiabilidade.

“Imagine o consumidor de frutos ou suco de laranja, em qualquer parte do mundo: ele poderá ler na embalagem do produto por quem foi processado, que pomar originou aquela laranja, que viveiro produziu aquela muda que formou o pomar e, numa ponta bastante distante, em qual fazenda foram produzidas a semente e a borbulha, de alta qualidade genética e sanitária – atestados como produtos e serviços estratégicos do Centro de Citricultura do IAC, que deu origem àquilo que consumiu. Construímos uma relação de rastreabilidade e confiança”, explica. Internamente, a verificação agrega ganhos de eficiência e satisfação de trabalho da equipe da unidade de pesquisa.

A verificação foi realizada pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), organização brasileira sem fins lucrativos, que trabalha desde 1995 para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, gerar benefícios sociais e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

“O Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do IAC demonstrou compromisso com a sustentabilidade e qualidade técnica para atendimento das exigências nível Ouro do SAI. Para o Imaflora, realizar uma verificação em uma fazenda experimental é um fato inédito e esperamos que essa validação sirva como referência para a promoção das boas práticas socioambientais no fortalecimento da cadeia citrícola e, principalmente, na inclusão dos pequenos citricultores que demandam de informação qualificada”, afirmou o coordenador de Certificações Pleno do Imaflora, Alessandro Rodrigues.