Notícias - Imaflora sedia treinamento sobre o Google Earth Engine para a Amazônia - Imaflora

COMPARTILHE

Imaflora sedia treinamento sobre o Google Earth Engine para a Amazônia

29/07/2022

Autor(a): Imaflora

Entre os dias 30/06 e 07/07, o Imaflora, no âmbito do programa SERVIR-Amazônia e em parceria com a Spatial Informatics Group (SIG), sediou um treinamento virtual sobre o uso do Google Earth Engine (GEE) para as organizações que trabalham com a proteção da Amazônia.

As imagens e dados coletados remotamente por satélites proporcionaram um salto no conhecimento do nosso planeta, especialmente no que diz respeito à questão ambiental, pois nos permite uma ampla visão da dinâmica de grandes regiões de interesse, como a floresta Amazônica. No entanto, temos o grande desafio de aproveitar esses dados de forma que auxilie na preservação e uso sustentável dos recursos naturais, e isso passa pelos processamentos computacionais em larga escala com ferramentas que não são de uso trivial. Por isso, é importante que a comunidade técnica e científica que faz uso desses dados tenha conhecimento das ferramentas disponíveis para processamento de big data.

Imaflora sedia treinamento sobre o Google Earth Engine para a Amazônia

Uso do solo na Terra Indígena Kayapó utilizada como exemplo para as atividades do treinamento. Script customizado por Andrea Puzzi Nicolau

Pensando nesse cenário e com o suporte do  SERVIR-Amazonia, (hub do programa SERVIR Global, um programa conjunto entre NASA e USAID) o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), em parceria com a Spatial Informatics Group (SIG) sediou um treinamento virtual sobre o uso do Google Earth Engine (GEE) com o intuito de oferecer mais uma ferramenta para as organizações que trabalham com a proteção da Amazônia. O GEE trata-se de uma plataforma com alta capacidade de armazenamento e processamento de imagens de satélites com computação em nuvem. O objetivo do treinamento é oferecer aos participantes os principais fundamentos para uso da plataforma através de técnicas de programação em JavaScript para aquisição, manipulação e integração de dados de satélites a serem utilizados em análises espaço-temporais em seus territórios de atuação.

O treinamento, que teve duração de 16 horas divididas em três dias com aulas ao vivo e exercícios complementares, foi realizado e gravado na plataforma Zoom e conduzido pela  cientista de dados espaciais da SIG, Andrea Nicolau , o que possibilitou a adesão de participantes de diferentes regiões e instituições como: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), SEDAM-Rondônia, FEMARH-Roraima, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (SEMAPI-AC), WRI Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), EMBRAPA, Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre), Meninas da Geo e  Universidade Federal do Acre (UFAC).

Os 23 participantes foram apresentados aos fundamentos gerais do Earth Engine (EE) e puderam aprender sobre o catálogo de dados Earth Engine, API JavaScript Earth Engine, objetos Earth Engine, pré-processamento de imagens de satélite, classificação de imagens e detecção de alterações. Os participantes tiveram acesso, ainda, às imagens dos satélites Landsat e Sentinel e da iniciativa Planet NICFI, com a expectativa de que possam acessar e processar melhor as informações espaciais para a compreensão de seu próprio território. Dessa forma, eles estarão capacitados para executar processamentos e avaliações em larga escala necessárias para a região, sendo o TerraOnTrack uma possível ferramenta para entregar esse tipo de informação às comunidades.

Imaflora sedia treinamento sobre o Google Earth Engine para a Amazônia

Foto dos participantes durante o treinamento de Introdução ao GEE